Após ataque em creche, SC anuncia que escolas estaduais terão policiais armados

Após ataque em creche, SC anuncia que escolas estaduais terão policiais armados

A decisão se dá cinco dias após homem invadir unidade de educação infantil em Blumenau e matar quatro crianças

R7

publicidade

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta segunda-feira que todas as escolas estaduais de Santa Catarina terão ao menos um agente de segurança, podendo ser policiais civis, militares ou bombeiros. A decisão se dá cinco dias após o ataque à creche Cantinho Bom Pastor, de Blumenau. Quatro crianças morreram no atentado.

"Anunciamos agora um novo protocolo de segurança para as escolas de Santa Catarina: teremos um bombeiro, um policial civil ou militar para cada colégio para proteger nosso maior patrimônio, as nossas crianças", afirmou o governador em sua rede social. 

Mais cedo, em um evento, Jorginho Mello falou em agentes armados. “Podemos chamar policiais aposentados que têm experiência, credibilidade, que conhece o bairro e escola. Vamos recrutar policiais militares, civis e bombeiros militares para que possam ir fardados, com colete e armados nas escolas. Onde a criança tiver eles precisam ficar juntos”, disse, durante evento sobre os 100 primeiros dias de seu governo.

A medida que prevê policiais armados em escolas faz parte de um pacote de cinco ações voltadas ao aumento da segurança em escolas. São elas: 

• Ronda escolar reforçada já desde o dia 5 de abril e mantida de forma contínua
• Ter dentro de cada uma das 1.053 escolas estaduais um profissional de segurança armado
• Protocolo de treinamento de professores para "reação rápida e segura"
• Estruturação de um centro integrado de operações policiais
• Criação de um Comitê Permanente de Segurança nas Escolas para monitorar a implantação das ações, avaliar resultados e sugerir novos esforços

Férias

Após o ataque à creche Cantinho Bom Pastor, a Prefeitura de Blumenau (SC) decidiu dar férias à rede municipal de ensino. O objetivo é organizar a contratação da segurança privada que atuará nas escolas e creches do município.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Mário Hildebrandt na noite de sábado (8). O recesso de professores e alunos terá duração de uma semana, sendo retomadas as aulas nas unidades de educação fundamental e infantil na segunda-feira (17).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895