Após cheia histórica, Prefeitura decreta situação de emergência nível dois em Porto Alegre

Após cheia histórica, Prefeitura decreta situação de emergência nível dois em Porto Alegre

Decreto permite que o Executivo municipal solicite e receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal

Correio do Povo

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência nível dois na noite desta sexta-feira. A decisão leva em conta o avanço das águas na cidade após fortes chuvas e a maior cheia registrada no Lago Guaíba desde 1941, no Cais Mauá. 

Conforme o Executivo municipal, o decreto permite que se solicite e se receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal, caso não consiga suportar sozinho as consequências das recentes chuvas e inundações. Ao mesmo tempo, libera a contratação de serviços essenciais, de maneira simplificada.

"Já havíamos decretado situação de emergência em nível 1, em 15 de setembro, mas como a situação se agravou nos últimos dias, foi necessário avançar ao nível 2”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Segundo o coordenador, existem os níveis 1, 2 e o próximo passo seria o estado de calamidade pública. A situação de anormalidade é válida para as regiões comprovadamente afetadas pelas inundações.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895