Eventos climáticos da última semana afetam mais de 50 mil pessoas

Eventos climáticos da última semana afetam mais de 50 mil pessoas

Município com maior número de afetados é Bagé, onde houve chuva de granizo

Correio do Povo

publicidade

Os eventos climáticos da última semana (entre 21 e 28 de setembro) no Rio Grande do Sul afetaram direta ou indiretamente 50.163 pessoas. Destas, 624 ficaram desabrigadas (quando precisam buscar abrigo do Estado) e 1.635 estão desalojadas (quando vão para casas de parentes ou amigos). Isto é o que indica um relatório da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira (28). Ao todo, 51 municípios foram afetados por tempestades, chuvas intensas ou chuva de granizo na última semana.

Bagé foi o município com o maior número de afetados. No último sábado (23), chuvas de granizo e tempestades prejudicaram 40 mil habitantes do município. Ao mesmo tempo, Cachoeirinha sofre com o maior número de pessoas que tiveram que sair de suas casas, com 320 desalojados e 60 desabrigados como consequência das chuvas intensas desta terça-feira (26).

Na quarta-feira (27), ocorreu a confirmação da morte de uma mulher, que ocupava um veículo arrastado pelas águas no município de Barra do Ribeiro na terça-feira (26).

Os integrantes das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil têm atuado de maneira próxima aos municípios afetados, em ações como comunicação e notificação a respeito de alertas, entrega de lonas, acompanhamento e apoio a ações preventivas, entre elas retirada de famílias ribeirinhas e em outras áreas de risco, levantamento de locais afetados, assessoramento às prefeituras na produção de documentação para as decretações de situação de emergência, apoio a abrigos e entrega de itens de ajuda humanitária.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895