Aprovado projeto que autoriza instalação de sistemas de climatização em escolas de Canoas

Aprovado projeto que autoriza instalação de sistemas de climatização em escolas de Canoas

A medida visa não apenas aprimorar as condições físicas das instituições de ensino, mas eliminar desconfortos relacionados às variações climáticas

Fernanda Bassôa

Instalação de sistemas de climatização nas escolas públicas está alinhada com o objetivo de desenvolvimento sustentável

publicidade

Está em avaliação pelo Executivo, que deve sancionar ou não, o projeto lei aprovado na última sessão na Câmara de Vereadores de Canoas que autoriza a Administração a implementar sistemas de ar condicionado, refrigeração ou aquecimento, nas salas de aula das escolas e instituições de ensino público municipal.

De acordo com a propositura, de autoria do vereador Abmael Almeida, o governo municipal poderá adotar medidas para a instalação dos sistemas de climatização, ficando a escolha do tipo de equipamento a cargo da Secretaria Municipal de Educação. A justificativa apresentada para a proposta destaca a importância de melhorar a infraestrutura escolar, argumentando que a instalação de sistemas de climatização nas escolas públicas está alinhada com o objetivo de desenvolvimento sustentável.

A medida visa não apenas aprimorar as condições físicas das instituições de ensino, mas também contribuir para o aumento da concentração dos alunos, eliminando desconfortos relacionados às variações climáticas. A decisão, de acordo com o parlamentar, deverá considerar as particularidades climáticas da região. O projeto estabelece ainda que o Poder Executivo será responsável por regulamentar as normas complementares necessárias para a execução da lei. As despesas geradas pela aplicação da mesma serão cobertas pelas dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto não pretende alterar a organização administrativa da Secretaria de Educação, mas sim incrementar a infraestrutura existente, ressaltando a viabilidade financeira e orçamentária da iniciativa. A legislação vigente e o Plano Nacional de Educação são citados como referências para a relevância da melhoria da infraestrutura física escolar, enfatizando a conexão entre um ambiente escolar adequadamente climatizado e a qualidade da educação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895