Balneário Pinhal esclarece reajustes no IPTU e taxa de lixo após ações no Ministério Público

Balneário Pinhal esclarece reajustes no IPTU e taxa de lixo após ações no Ministério Público

Em nota, Administração afirma que "divulgou amplamente" aumentos, que seguiram variações da inflação

Felipe Faleiro

Vila do Mel, em Balneário Pinhal, uma das atrações turísticas do município

publicidade

A Prefeitura de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, disse nesta terça-feira, em nota de esclarecimento, que “divulgou em seus canais de comunicação, amplamente, a atualização de sua planta genérica”, relacionada ao reajuste no IPTU e na taxa de lixo do município a partir de 2023. Na segunda-feira, o Correio do Povo publicou que moradores entraram com ações junto ao Ministério Público (MPRS), questionando os aumentos, que consideraram “arbitrários”. O IPTU teve aumento de 7,17%, reajuste feito a partir do IPCA, e a taxa de lixo foi reajustada em 8,25%, referente ao IGP-M.

“O Município passou por uma atualização cadastral, onde foi realizado levantamento de todos os lotes da cidade. Há 22 anos não se fazia a contagem de casas e áreas construídas”, afirma a nota da Prefeitura. Mais cedo, a prefeita Márcia Tedesco disse que houve a contratação de uma empresa para atualização cadastral e imobiliária. “Havia discrepâncias. Aquelas pessoas que tinham uma metragem, pagavam por terreno baldio”, comentou Márcia.

A taxa de lixo, afirma a Administração, “é cobrada apenas de imóveis que possuem edificação e possui uma tabela calculada conforme o tamanho da construção”. “Como todo processo, este não está livre de falhas e podem existir discrepâncias de lançamento. Caso isso ocorra o Executivo orienta que o contribuinte procure o Departamento de Cadastro Imobiliário para verificação e se necessário realizar a correção”, diz a nota, reforçando que “a Prefeitura oferece condições diferenciadas para facilitar o pagamento pelos contribuintes”.

Confira a íntegra da nota

“A Prefeitura de Balneário Pinhal informa, por meio de sua Assessoria de Comunicação, que sempre esteve à disposição de veículos de comunicação, da comunidade e por meio de suas redes sociais e canais oficiais, para falar sobre o IPTU. Nunca se furtando de fornecer informações.

Sendo assim, sobre o IPTU de 2023, registra, primeiramente, que divulgou em seus canais de comunicação, amplamente, a atualização de sua planta genérica. Dito isto, informa que o imposto sofreu reposição monetária conforme lei 071/2022 de 7,17% pelo IPCA e a Taxa de lixo de 8,25% pelo IGPM.

Além disso, como já citado acima, o Município passou por uma atualização cadastral, onde foi realizado levantamento de todos os lotes da cidade. Há 22 anos não se fazia a contagem de casas e áreas construídas. Existiam muitos imóveis que pagavam somente por terreno e passaram a pagar pela casa edificada. Já alguns imóveis foram ampliados e as melhorias não estavam lançadas.

Quanto a taxa de lixo, ela é cobrada apenas de imóveis que possuem edificação e possui uma tabela calculada conforme o tamanho da construção.

Como todo processo, este não está livre de falhas e podem existir discrepâncias de lançamento. Caso isso ocorra o Executivo orienta que o contribuinte procure o Departamento de Cadastro Imobiliário para verificação e se necessário realizar a correção.

Isto posto, a Prefeitura oferece condições diferenciadas para facilitar o pagamento pelos contribuintes. Quem quitar o IPTU 2023 até 31/01/2023 tem 25% de desconto. Já quem quitar até 28/02/2023 tem 15% de desconto. Finalmente, quem pagar até 31/03/2023 tem 10% de desconto.

Administração Municipal reitera o seu compromisso com a população pinhalense, de agir sempre com transparência e pelo melhor para o Município, estando à disposição de todos. E encerra frisando que não irá se furtar de responder a nenhum questionamento de sua comunidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Balneário Pinhal”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895