Calor extremo transforma lago artificial em piscina e cria corrida pela sombra em Porto Alegre

Calor extremo transforma lago artificial em piscina e cria corrida pela sombra em Porto Alegre

Na Orla do Guaíba e na Redenção, poucas pessoas decidiram encarar a temperatura alta

Rodrigo Thiel

Próximo da Orla do Guaíba, artesãs aproveitaram a sombra criada pela estrutura do Aeromóvel para fugir do calor

publicidade

O final de semana foi de extremo calor em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Na capital, a máxima beirou os 40ºC na tarde deste domingo. E alguns pontos da região Metropolitana, a temperatura ultrapassou esta marca. De acordo com a MetSul Meteorologia, o final de semana de muito calor teve marcas até 10ºC acima da média para a época do ano e marcas excessivamente altas para os padrões de dezembro em vários estados do Brasil.
Todo este calor extremo fez com que a população buscasse formas de se refrescar. No Parque da Redenção, um grupo de pessoas usou o chafariz para aliviar o calor por volta das 12h. Em outras partes do parque, famílias buscavam abrigo na sombra das árvores. Já o espelho d'água virou um espaço de recreação de animais.

Ayla, Runa e Madalena também fugiram do calor brincando com os tutores Leonardo Macedo e Katielle Guerra. Moradores do bairro Hípica, Macedo conta que eles vieram ao Centro para fazer compras e aproveitaram para levar as pets na Redenção. “Elas adoram brincar na água. E assim elas aproveitam um pouco, não ficam só no apartamento. Lá tem ar-condicionado, mas elas gostam mesmo é de ir para a rua”, contou.

Já na Orla do Guaíba, foram poucos os que desafiaram o calor escaldante para um passeio na manhã deste domingo. Assim como na Redenção, a sombra tornou-se um espaço disputado. A artesã Jaziva Tavares e suas colegas da Feira do Gasômetro aproveitaram a sombra criada pela estrutura do Aeromóvel para se esconder do Sol. “Muitos não vieram para a feira por causa do calor. Aqui, é a sombra que nos guia. A gente brinca de dança das cadeiras, pois começamos em frente à chaminé e vamos terminar quase do outro lado da praça. Eu nem cheguei a montar minha banca, pois o movimento está fraco na Orla e o calor pode estragar os materiais”, completou.

Veja Também

Semana terá chuva e possibilidade de temporais

Depois do calor extremo, vem a chuva. A partir desta segunda-feira, uma frente fria provocará chuva em todo o RS, com possibilidade de novos temporais, de acordo com o boletim da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A precipitação deve oscilar entre 15 e 35 milímetros na maior parte do Estado. De acordo com o boletim integrado, as regiões da Campanha e Fronteira Oeste podem ter volumes maiores, entre 60 e 80 milímetros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895