Canoas decretará situação de emergência em virtude dos estragos do temporal

Canoas decretará situação de emergência em virtude dos estragos do temporal

Documento possibilitará que aulas da rede municipal sejam canceladas por conta dos danos na cidade

Correio do Povo

publicidade

Após Canoas registrar uma série de estragos com a passagem do temporal na noite dessa segunda-feira, o município deve decretar situação de emergência ainda hoje. A medida foi anunciada durante reunião de um comitê de crise para definição das principais ações a serem tomadas na cidade a partir de agora. 

“O decreto é de extrema importância para subsidiar a ordem que expedimos ainda ontem à noite, no sentido de cancelar as aulas nas escolas públicas municipais, privadas e recomendamos que as estaduais adotassem o mesmo comportamento. Existe o perigo de muitas árvores e postes caídos por qualquer lugar”, disse o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, durante a reunião do comitê. As atividades de ensino devem ser retomadas na quarta, dependendo dos danos causados em cada instituição.

O prefeito também justificou que a situação de emergência se faz necessária diante aos diversos prejuízos observados devido aos fortes ventos e chuva de granizo registrados na cidade. Remoção de árvores caídas, falta de luz, casas destelhadas e danos em residências e patrimônios públicos, estão entre os danos enfrentados por equipes da prefeitura. Hospital Moinhos de Vento informa que a Unidade Hub Canoas estará fechada nesta terça. A equipe entrará em contato com os pacientes com consultas ou exames marcados para esta terça para remarcar atendimentos. Ainda não há previsão de retomada dos serviços.  

Ao longo do dia serão informados novos boletins com balanços de ações e atualização de danos constatados durante os trabalhos. “O decreto de emergência do Município de Canoas vai auxiliar as compras emergenciais de materiais para necessidades básicas imediatas, como por exemplo, motosserras, telhas, lonas e alimentos”, acrescenta o prefeito. “Todas as equipes saíram para as ruas para ter contato e ajudar as pessoas”, destacou. 

 

 

 

Estragos em outras partes do RS 

Os fortes ventos também causaram estragos em outras cidades do Rio Grande do Sul. O temporal acompanhado de granizo deixou um rastro de estragos entre Tramandaí e Palmares do Sul. As equipes de defesa civil e das prefeituras, além dos bombeiros militares, foram mobilizadas para atender as ocorrências na região. A Brigada Militar também entrou em alerta. Com o amanhecer do dia nesta terça-feira, a situação está sendo melhor avaliada. 

Em Porto Alegre, a prefeitura já distribuiu mais de 1,6 mil metros de lona para moradores das Ilhas que foram prejudicados pela tempestade. Gravataí e Rio Pardo já decretaram situação de emergência, e Montenegro e Nova Santa Rita registraram destelhamentos com a força dos ventos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895