Canoas fará 500 testes para Covid-19 na casa de moradores

Canoas fará 500 testes para Covid-19 na casa de moradores

Município fará parte de uma pesquisa inédita coordenada pela UFPel, Governo do Estado e Ministério da Saúde

Fernanda Bassôa

A partir de amostragens epidemiológicas, o estudo visa estimar o percentual de gaúchos infectados pelo Covid-19

publicidade

Canoas está entre os nove municípios do Estado que foram escolhidos para testar uma pesquisa inédita coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), governo do Estado e o Ministério da Saúde. A partir de amostragens epidemiológicas, o estudo visa estimar o percentual de gaúchos infectados pelo novo coronavírus, bem como o avanço da doença na região e a incidência de casos mais graves. 

Em Canoas, 500 moradores, escolhidos aleatoriamente, estão sendo entrevistados e testados em suas próprias residências para a Covid-19. A ação teve início na semana passada e deve acontecer pelos próximos 15 dias nos bairros Centro, Nossa Senhora das Graças, Harmonia, Niterói, Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, São José, Guajuviras, Estância Velha, Mato Grande, Marechal Rondon, Brigadeira, Olaria e Igara. 

O teste rápido, é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue retirada da ponta do dedo do indivíduo. O resultado sai na hora. A resposta da pesquisa vai subsidiar as políticas públicas do Rio Grande do Sul de enfrentamento à pandemia. Os participantes receberam treinamento especializado para o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), aplicação dos testes e medidas de higienização.

A cidade conta com 13 casos confirmados e uma morte pelo Covid-19, um idoso de 78 anos. As pessoas infectadas pelo novo coronavírus residem entre oito bairros da cidade. São eles: Centro, Igara, Mato Grande, São José, Guajuviras, Harmonia, Niterói e Rio Branco.

Do total de casos confirmados, a prefeitura informou que sete já estão curados. Quatro estão em casa e um segue internado na UTI do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895