Carazinho usa ivermectina contra o novo coronavírus

Carazinho usa ivermectina contra o novo coronavírus

Mais de 4 mil comprimidos foram prescritos para profissionais de saúde e familiares de pacientes com Covid-19

Felipe Dorneles

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho está usando o medicamento ivermectina contra o novo coronavírus. Já foram prescritos mais de 4 mil comprimidos para profissionais de saúde e familiares de pacientes com confirmação de Covid-19. A chefe da pasta, Anelise Gomes, explica que o produto não é distribuído em massa para a população. “O medicamento não é indicado em larga escala. Está sendo prescrito para familiares de pessoas que positivaram para o novo coronavírus e para profissionais de saúde que também tiveram contato com pacientes de Covid-19. Percebemos uma influência positiva no uso do medicamento nos casos intrafamiliares.”

Anelise informa, que a primeira compra foi de 5 mil comprimidos, com 4 mil já usados. Uma nova aquisição de 4 mil foi feita na semana passada. Ela explica que a prescrição é feita pelo médico que acompanha o caso, de acordo com o estágio do paciente. Algumas vezes, é prescrito junto com a hidroxicloroquina. Carazinho tem 172 casos confirmados do vírus, com seis óbitos.

Em nota publicada no último dia 10, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso de ivermectina para o tratamento da Covid-19, bem como não há estudos que refutem a utilização. Segundo o órgão, até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento dessa doença no Brasil. Com isso, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895