Caxias do Sul cria Selo Escola Atenta ao Bullying

Caxias do Sul cria Selo Escola Atenta ao Bullying

Os vereadores aprovaram o projeto que visa a conscientização contra o bullying

Celso Sgorla

Os colégios terão de desenvolver ações contínuas contra o bullying

publicidade

A criação do Selo Escola Atenta ao Bullying foi aprovada pelos vereadores de Caxias do Sul. A iniciativa de autoria da vereadora Paula Ioris estabelece que o selo deve ser conferido a escolas das redes pública e privada que realizarem ações e projetos a favor da conscientização contra o bullying. Com base na lei federal nº 13.185/2015, a vereadora explica que o bullying se caracteriza como uma intimidação sistemática física ou psicológica a um indivíduo. “Trata-se de uma atitude desequilibrada de indivíduos contra uma pessoa, demonstrando total falta de solidariedade e fraternidade quanto ao próximo.” Ela observa que crianças e adolescentes têm sido as vítimas mais comuns de bullying, principalmente diante da influência das novas tecnologias.

Para embasar o projeto, a vereadora cita dados da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que realizou uma pesquisa sobre o bullying em dez cidades da Serra. O estudo avaliou 5.032 estudantes de escolas públicas, com faixa etária entre 11 e 14 anos. Desse universo, 508 estudantes eram vítimas de bullying, representando 10% do total. De acordo com Ioris, a Organização Mundial da Saúde também destaca a necessidade de debater o assunto e de lidar com a depressão e o suicídio enquanto reflexos do bullying. Pontualmente sobre o suicídio, a vereadora apresentou dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. Quando se observa o público de crianças e adolescentes, as estatísticas indicam 77 tentativas de suicídio e nenhum suicídio em 2016. No ano seguinte (2017), houve a identificação de 138 tentativas e sete suicídios.

Ioris esclarece que os colégios que tiverem interesse em receber o destaque deverão manifestá-lo por meio de ofício endereçado à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo ou à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal até a primeira quinzena de abril, que compreende o Dia Nacional de Combate ao Bullying (7). As instituições terão de desenvolver ações contínuas contra o bullying envolvendo a comunidade escolar e comprová-las por meio de resultados. Vereadores das comissões farão visitas às escolasa fim de verificar o efetivo trabalho. A entrega do selo será feita a cada dois anos em sessão ordinária no dia 20 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895