Caxias do Sul e Imbé registram mortes por Covid-19

Caxias do Sul e Imbé registram mortes por Covid-19

Cidade da Serra gaúcha teve o 14º óbito e município do Litoral Norte confirmou primeira vítima fatal

Por
Correio do Povo

Novas mortes por Covid-19 foram registradas no RS


publicidade

As cidades de Caxias do Sul e Imbé registraram na manhã desta sexta-feira mortes por Covid-19. Foi 14º óbito na cidade da região da Serra desde o início da pandemia no Estado, e a primeira vítima fatal no município do Litoral Norte.

Segundo informações da prefeitura de Caxias do Sul, a vítima é um homem de 83 anos. Ele estava internado na UTI no Hospital da Unimed desde o 16 de junho e faleceu na quinta-feira. O paciente tinha Parkinson e a causa do falecimento foi pneumonia viral devido ao novo coronavírus. É o primeiro óbito registrado na cidade em uma Instituição de Longa Permanência de Idoso (ILPI). Segundo balanço da prefeitura de Caxias do Sul divulgado nesta quinta, a cidade tem 906 casos positivos da doença, sendo 496 recuperados.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Imbé, a paciente que morreu era uma mulher de 65 anos, moradora da cidade e portadora de doença cardíaca crônica e neoplasia de pulmão. O óbito ocorreu na quarta-feira (24), mas a confirmação foi dada hoje.

"A paciente estava em acompanhamento domiciliar após alta hospitalar de procedimento cirúrgico em hospital de Porto Alegre, já com sintomas respiratórios, ontem retornou para revisão ambulatorial no hospital que fazia acompanhamento, mas apresentou complicações e evoluiu rapidamente para óbito. Os exames para esclarecimento do diagnóstico saíram hoje, confirmando a infecção pela Covid-19", explicou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da SMS, Caroline Pimenta.

Segundo a prefeitura de Imbé, a cidade conta com 29 casos do novo coronavírus. Quatro estão hospitalizados e 14 já foram recuperados da doença.

Em nota publicada no Twitter na quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que, excepcionalmente, não traria novos dados de pessoas internadas e novos óbitos causados pela Covid-19. Segundo o informe, a causa foi um problema no acesso e na exportação do banco de dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), do governo federal, onde os casos graves e óbitos são notificados.

Com isso, o governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira os números que constam em outro sistema oficial de registro, o e-SUS Notifica, onde são cadastrados os casos de síndromes gripais não hospitalizados. Desta forma, o boletim aponta um total de vítimas de Covid-19 no Estado de 500, o mesmo número do informe da SES da quarta-feira .


O número de casos confirmados na quinta-feira ficou em 23.060 e 18.877 (82%) pacientes se recuperaram. A doença chegou a 383 municípios e 3.683 seguem em observação.