CEEE justifica “rigor do temporal” pela demora no restabelecimento da energia no RS

CEEE justifica “rigor do temporal” pela demora no restabelecimento da energia no RS

Concessionária afirma que imprevistos mudam previsão para normalização do abastecimento de energia elétrica

Eduardo Souza / Rádio Guaíba

Várias árvores caíram em Porto Alegre após o temporal

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O diretor-presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbarena, justificou a dificuldade da empresa para o restabelecimento total da energia pelo rigor do temporal que atingiu o Estado. Conforme o gestor, o evento climático da terça-feira passada foi generalizado e intenso em Porto Alegre, o que teria causado danos de diversas origens na rede.

A entrevista ocorreu no programa Jornal de Domingo, da Rádio Guaíba, na noite passada. Na ocasião, 22 mil pontos estavam desligados, o que representa 3,5% de clientes quase uma semana sem luz.

“O temporal que aconteceu no ano de 2016 não impactou tanto a cidade, porque ele passou por um trecho da cidade, um determinado corredor, ao contrário desse que acabou atingindo a cidade toda. Então essa intensidade e os danos causados com o arrancamento e pelo tombamento de árvores, o lançamento de outdoors sobre a rede, ou a retirada de placas solares de telhados que foram arremessadas sobre a rede, fez com que os estragos causados à rede elétrica fossem muito complexos e severos”, declarou Barbarena.

Questionado sobre a mudança nas previsões da empresa, que primeiramente diziam que a energia seria retomada para todos clientes no sábado e posteriormente domingo, o diretor justificou pelos “imprevistos". Ele citou novas avarias na rede como, por exemplo, queda de galhos presos às arvores e o fato de um avião de pulverização ter causado rompimento de um cabo de transmissão, o que deixou 19 mil clientes sem luz em quatro cidades do Litoral Norte, na manhã desse domingo.

“Todo nosso contingente desses locais, dessas regiões que estavam parcialmente deslocados para cá, porque também nós não podemos deixar esses municípios sozinhos, mas o que foi deslocado pra cá, nós tivemos que retornar com eles para poder fazer o atendimento a essa linha. Então são imprevistos que fogem do nosso controle, fogem do nosso planejamento inicial e isso faz com que a gente tenha pequenas variações”, disse.

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Riberto Barbarena falou também sobre o plano de contingências elaborado pela empresa, que é baseado no histórico de ocorrências. Para evitar que a empresa e os clientes sejam pegos de surpresa por futuros danos relacionados ao clima, ele deixou aberta a possibilidade de revisão.

“Então agora, como eu falei, vencida a batalha, vencida essa guerra, também tem pela CEEE, e vamos fazer isso, além de participar com as outras entidades de um plano preventivo, vamos olhar para aquilo que nós podemos melhorar internamente, para quando tiver uma tempestade, a gente esteja ainda melhor preparado do que já estamos. Isso é um ciclo natural, uma melhoria contínua e nós nunca vamos imaginar que nós estamos na perfeição”, anunciou.

Prejuízos

Ainda conforme Riberto Barbarena, os clientes que tiveram prejuízos causados pelas variações de energia na rede da CEEE Equatorial podem entrar em contato com a concessionária para solicitar ressarcimento. Ele citou que uma equipe analisará cada caso para realização de ações voltadas para este fim.


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