CIC de Teutônia divulga comunicado defendendo a volta gradativa do comércio

Decreto municipal firmava a retomada das atividades em 06 de abril

Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira.

Diante ao novo decreto instituído pelo governador Eduardo Leite, que determina o fechamento do comércio em todo território estadual até o dia 15 de abril, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, se manifestou publicamente reforçando a posição da prefeitura do município, firmada em decreto municipal, quanto à retomada gradual de algumas atividades a partir da próxima segunda-feira. A Diretoria Administrativa da entidade esteve reunida na manhã de desta quarta-feira para debater a posição assumida pelo Governo do Estado.

O comunicado diz que as empresas dependem das pessoas e, mais do que nunca, é preciso preservar a saúde e a vida da sociedade. Mas, ao mesmo tempo, é preciso olhar com atenção à saúde das empresas. A CIC defende a flexibilização da jornada de trabalho e a reabertura do comércio conforme estabelecido pelo decreto municipal, seguindo as orientações de restrições, os protocolos de segurança e as determinações dos órgãos e profissionais de saúde competentes. Desta forma, defendem a prorrogação do pagamento do ICMS incluído no Simples Nacional, ICMS normal e IPVA por 90 dias.

A CIC Teutônia, na condição de representante de aproximadamente 500 empresas associadas das áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços de Teutônia, ressalta a preocupação coletiva com as vidas, mas também com a saúde das empresas locais.

Ao final da nota, a CIC ressalta que entende como coerente e prudente, neste momento delicado, que o comércio, as indústrias e os prestadores de serviços possam retomar as suas atividades conforme decreto municipal.