Cobertura vacinal de crianças para a gripe é de 17,3% em Porto Alegre

Cobertura vacinal de crianças para a gripe é de 17,3% em Porto Alegre

Secretaria Municipal da Saúde preocupa-se com baixa cobertura

Correio do Povo

Para gestantes, a cobertura é de 24,7%

publicidade

A cobertura vacinal da gripe para crianças de seis meses a seis anos é de 17,3% e, para gestantes, é de 24,7%, de acordo com dados do LocalizaSUS divulgados nesta sexta-feira (26). A baixa procura pela vacinação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Para garantir imunidade e proteção contra formas graves da influenza é importante que o percentual seja de 90%”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde municipal, Fernanda Fernandes, em nota. 

A gestora destacou a importância das gestantes serem imunizadas, considerando a proteção dos bebês e o aumento da busca por atendimento em serviços de urgência e emergência devido a sintomas respiratórios. “A vacina da gripe protege contra complicações causadas pelos vírus influenza, mas os bebês só podem receber uma dose de vacina depois de completarem seis meses de vida. Até lá, a proteção é garantida exclusivamente pela vacinação da mãe”, disse Fernanda. A vacina contra gripe é a única do calendário vacinal que pode ser aplicada em gestantes em qualquer período da gravidez.

Unidades de saúde 

A vacina contra gripe está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada serviço – incluindo as unidades que funcionam em horário estendido (em 17 unidades, até as 22h).

Aos sábados e domingos, das 10h às 19h, até o final do inverno, a vacinação será oferecida em unidades de saúde definidas pela SMS. A medida integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A intenção é oferecer mais opções para a comunidade, que muitas vezes não tem condições de acessar um serviço de saúde em horário comercial.

Todas as pessoas com seis meses de vida ou mais podem se imunizar. Quem fez a vacina contra Covid-19 também precisa receber contra influenza, pois os vírus são diferentes. As pessoas que se vacinaram contra influenza em 2022 também precisam repetir a imunização, pois a formulação é renovada anualmente, de acordo com a circulação do vírus. Gestantes não precisam comprovar a condição.

Até esta sexta-feira, 26, foram administradas na cidade 281.923 doses da vacina, a maior parte em idosos (148.663 doses). O montante de doses feitas corresponde a uma cobertura de 39,3% da meta alcançada até o momento. O ideal é alcançar 90%.

A vacina protege contra os vírus influenza A (H3N2 e H1N1) e B. A estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é de aumento de casos de influenza A neste ano. A partir da administração da vacina, o organismo necessita de 15 dias para criar os anticorpos necessários para garantir a proteção contra os vírus. “Por isso, é indicado que a vacina seja recebida o mais cedo possível em relação à chegada das temperaturas mais baixas”, enfatiza a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS.

As campanhas de vacinação contra Covid-19 e gripe ocorrem de forma simultânea e não há contraindicação para as doses serem aplicadas de forma concomitante para os públicos aptos.

Confira os locais que fazem vacinação neste sábado (27) e domingo (28), das 10h às 19h:

  • São Carlos (avenida Bento Gonçalves, 6670 - bairro Partenon)
  • Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 - bairro Bom Jesus)
  • José Mauro Ceratti Lopes (Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – bairro Restinga)
  • Moab Caldas (avenida Moab Caldas, 400 - bairro Santa Tereza)
  • Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 - bairro Centro Histórico)

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895