Comportas do Cais Mauá são fechadas ante risco de inundação do Guaíba

Comportas do Cais Mauá são fechadas ante risco de inundação do Guaíba

Medida foi anunciada pelo prefeito Melo após medição apontar 2,73m

Correio do Povo

publicidade

* Com informações da repórter Paula Maia

As comportas do Cais Mauá, que separam as águas do Guaíba da avenida Mauá, foram fechadas no início da tarde desta segunda-feira. A medida foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo após a medida do Guaíba bater a cota de inundação. No momento do fechamento das estruturas de ferro a água ainda não havia transbordado dos limites do lago. Na tarde de hoje, o nível da água foi de 2,73m na área do Cais Mauá, faltando apenas 27cm para chegar no transbordamento.

O primeiro portão a ser fechado foi o 3, na frente do Tribunal de Contas. Em seguida o 1, no Gasômetro, e o 2 no Embarcadero. Na sequência o fechamento do portão 11, no final da avenida São Pedro.

Por conta do fechamento, quem transita pela rua Voluntários da Pátria não tem a opção de acesso à João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido Bairro/Centro.

Primeiro foi acoplado um sistema hidráulico, que com o auxílio do motor do caminhão moveu a comporta de três metros de altura. A estrutura pesa de 4 a 5 toneladas. Depois, uma retroescavadeira ajudou a finalizar o fechamento do portão 3. No portão 1 foi usado um caminhão. Das 14 comportas existentes, oito permanecem por enquanto abertas.

O prefeito ainda afirmou que está preocupado com a cheia dos arroios e com o perigo de deslizamentos. Por conta do cenário, o Catamarã poderá ser transferido. “Tudo aponta que amanhã vai ser pior”, ressaltou sobre a previsão do tempo. De acordo com a MetSul, deve chover na capital gaúcha até quarta-feira. 

A última vez que as comportas do Guaíba haviam sido fechadas foi em 2015, quando a medição apontou 2,92m. Na ocasião, a passagem de veículos que usavam a avenida Voluntários da Pátria e acessavam a avenida da Legalidade, chegou a ser bloqueada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895