Comportas do Cais Mauá são fechadas ante risco de inundação do Guaíba
Medida foi anunciada pelo prefeito Melo após medição apontar 2,73m
publicidade
* Com informações da repórter Paula Maia
As comportas do Cais Mauá, que separam as águas do Guaíba da avenida Mauá, foram fechadas no início da tarde desta segunda-feira. A medida foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo após a medida do Guaíba bater a cota de inundação. No momento do fechamento das estruturas de ferro a água ainda não havia transbordado dos limites do lago. Na tarde de hoje, o nível da água foi de 2,73m na área do Cais Mauá, faltando apenas 27cm para chegar no transbordamento.
O primeiro portão a ser fechado foi o 3, na frente do Tribunal de Contas. Em seguida o 1, no Gasômetro, e o 2 no Embarcadero. Na sequência o fechamento do portão 11, no final da avenida São Pedro.
Por conta do fechamento, quem transita pela rua Voluntários da Pátria não tem a opção de acesso à João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido Bairro/Centro.
Primeiro foi acoplado um sistema hidráulico, que com o auxílio do motor do caminhão moveu a comporta de três metros de altura. A estrutura pesa de 4 a 5 toneladas. Depois, uma retroescavadeira ajudou a finalizar o fechamento do portão 3. No portão 1 foi usado um caminhão. Das 14 comportas existentes, oito permanecem por enquanto abertas.
O prefeito ainda afirmou que está preocupado com a cheia dos arroios e com o perigo de deslizamentos. Por conta do cenário, o Catamarã poderá ser transferido. “Tudo aponta que amanhã vai ser pior”, ressaltou sobre a previsão do tempo. De acordo com a MetSul, deve chover na capital gaúcha até quarta-feira.
A última vez que as comportas do Guaíba haviam sido fechadas foi em 2015, quando a medição apontou 2,92m. Na ocasião, a passagem de veículos que usavam a avenida Voluntários da Pátria e acessavam a avenida da Legalidade, chegou a ser bloqueada.