Construção de novas pontes sobre o Rio do Sinos, na BR 116, deve ser concluída até fim do ano

Construção de novas pontes sobre o Rio do Sinos, na BR 116, deve ser concluída até fim do ano

Intervenções começaram em março de 2021

Fernanda Bassôa

publicidade

Motoristas que trafegam pela BR 116, no trecho de São Leopoldo, já conseguem perceber o avanço dos trabalhos retomados junto às obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que atualmente está sendo executado o muro gabião, para contenção do aterro da cabeceira da ponte, ramo sul, no lado direito. O projeto contempla ainda a pavimentação, passeio e iluminação das pontes, que têm extensão de aproximadamente 65 metros e largura de 11 metros.

De acordo com a autarquia, desde o início das obras de melhorias viárias da BR 116, que começou em março de 2021, as quatro novas pontes no entorno do rio dos Sinos foram 99% concluídas, bem como já foi executada a fundação dos viadutos no bairro Scharlau – no entroncamento com a ERS 240. A previsão é de que até o final de 2023 seja concluído o segmento entre as pontes do Sinos até o bairro Scharlau. Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 estão previstos cerca de R$172 milhões para o empreendimento.  

Com a realização desta obra, este trecho da rodovia passará de duas para três faixas por sentido e quatro faixas por sentido sobre as pontes. Além disso, com a construção dos viadutos no bairro Scharlau, que está em andamento, será possível eliminar 100% os semáforos existentes na via, dando fluidez completa ao tráfego. Isso representa uma reformulação significativa em um ponto que é considerado um dos principais gargalos da BR 116 em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. De acordo com o Dnit, diariamente circulam cerca de 140 mil veículos nesse trecho da BR 116/RS.  

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, diz que esta obra está sendo aguardada há mais de 15 anos não só pela comunidade de São Leopoldo, mas também da Região Metropolitana e do Estado do Rio Grande do Sul. “Pela BR 116 trafega 50% da economia do Estado. Para a cidade essa obra tem um impacto econômico muito forte, além do impacto urbano, que acaba tirando do centro da cidade o movimento assustador nos finais de tarde e finais de semana, pois tem trazido prejuízos de custeio de manutenção, além do próprio tempo e do gasto que as pessoas têm quando precisam enfrentar os engarrafamentos fenomenais". 

Segundo Vanazzi, para o Estado, para a Região Metropolitana e para São Leopoldo, a obra vai proporcionar uma mudança estrutural significativa. “Vai melhorar o fluxo econômico e modificar também a circulação interna no município de São Leopoldo. Estaremos acompanhando e fiscalizando, junto com o Dnit, para que os serviços não parem e que possam ser concluídos dentro do prazo estabelecido”, garante Vanazzi. 

A construção de novas pontes sobre o Sinos, integra as obras do Lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária do segmento da BR 116. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895