Contaminações causadas pelas enchentes trazem risco de doenças intestinais e de pele

Contaminações causadas pelas enchentes trazem risco de doenças intestinais e de pele

Além dos danos materiais, inundações podem causar infecções

Luciamem Winck

publicidade

O Rio Grande do Sul viveu, nas últimas semanas, um dos maiores desastres naturais de sua história. O Vale do Taquari foi atingido por enchentes que causaram 47 mortes e desaparecidos. Muitas pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas. E, além dos danos materiais, as inundações podem desencadear uma série de doenças que poderão afetar aqueles que foram expostos a essas situações. As enchentes contaminam a água potável com esgoto e bactérias, levando ao aumento de infecções gastrointestinais. A ingestão de água ou alimentos contaminados pode causar diarreia, vômitos e desidratação, o que pode ser especialmente perigoso em crianças e idosos.

O contato com as águas também pode ocasionar hepatite A, doença viral transmitida, principalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes humanas. Em áreas afetadas por enchentes, onde o saneamento básico é comprometido, há um maior risco de surtos de hepatite A. Já a leptospirose é uma infecção bacteriana transmitida pela urina de animais infectados que contaminam a água. Em áreas inundadas, as pessoas correm o risco de contrair a doença ao entrar em contato com a água contaminada ou lama.

A exposição prolongada à água suja e contaminada pode levar ao desenvolvimento de dermatites e infecções de pele, especialmente em áreas com ferimentos abertos. A umidade presente, após enchentes, favorece o crescimento de fungos e ácaros, o que pode desencadear alergias respiratórias, asma e outras doenças respiratórias. Além disso, a exposição a escombros e materiais tóxicos pode levar à inalação de partículas prejudiciais à saúde.

Além das consequências físicas, as enchentes podem causar estresse psicológico e problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), devido à perda de propriedades, pertences pessoais e, em alguns casos, entes queridos. As pessoas que ficaram expostas às condições adversas e à água das enchentes, devem ficar atentas aos sinais e, a qualquer indício de que sua saúde foi afetada, devem procurar imediatamente um médico.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895