Decreto autoriza abertura do comércio em Pelotas

Decreto autoriza abertura do comércio em Pelotas

Comércio em geral pode abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Angélica Silveira

Novo decreto da Prefeitura de Pelotas, foi anunciado pela prefeita Paula Mascarenhas, nesta quarta-feira.

publicidade

Novo decreto da prefeitura de Pelotas, anunciado nessa quarta-feira, autoriza a reabertura do comércio. O documento ratifica a situação de emergência na cidade, estabelece protocolos de distanciamento social controlado e consolida medidas para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O comércio em geral pode abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Segundo a prefeita Paula Mascarenhas, o horário foi escolhido em função do transporte coletivo. “A ideia é não lotar os ônibus. Os comerciários não irão se encontrar com outros profissionais que dependem do transporte.” Os estabelecimentos comerciais devem obedecer a requisitos de higiene e saúde, e os funcionários devem utilizar máscara, luvas e demais equipamentos de proteção individual. Os locais devem ser higienizados de forma contínua e adequada, e está proibido experimentar peças de vestuário, calçados, acessórios, bijuterias e outros. Os clientes só poderão entrar usando máscaras.

Também devem ser dispensados os trabalhadores que se enquadrem em grupos de risco, devendo ainda os locais funcionarem em sistema de escalas e com revezamento de jornadas. O Mercado Público, o Camelódromo e o Shopping Pelotas seguem fechados. A prefeita disse que a fiscalização será efetiva e intensa.

Segundo Paula, o cenário produzido pelo decreto é o três, com a flexibilização de um terço do isolamento social. Este é um dos três cenários hipotéticos apresentados pela UFPel, especificamente para a cidade, a partir dos resultados da primeira fase da pesquisa de base populacional coordenada pela universidade. Dependendo das medidas de distanciamento social, o cenário três estima em 457 a demanda por leitos de enfermaria específicos para pacientes de Covid-19 e em 87 a demanda por leitos de UTI, também exclusivos para a doença.

Paula explicou que a cidade tem cinco leitos de UTIs no Hospital Escola da UFPel e outros cinco no Centro de Atendimento às Síndromes Gripais, a ser inaugurado nos próximos dias. No local, também haverá um leito de UTI pediátrica. Esses 11 são para Covid-19. “Estamos calculando que em 45 dias tenhamos 65 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, outros 25 devemos alugar, chegando a 90.”

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895