Decreto que regulamenta Rolê da Hora será renovado em Pelotas

Decreto que regulamenta Rolê da Hora será renovado em Pelotas

Outras áreas da cidade bastante movimentadas também estão sendo pesquisadas

Angélica Silveira

publicidade

A prefeitura de Pelotas anunciou que o decreto que regulamenta a perturbação do sossego na região da rua Gonçalves Chaves será renovado por mais 90 dias. O documento dispõe sobre o consumo de bebidas alcoólicas na região após a meia-noite. A regulamentação é válida até o próximo dia 19.

Conforme a coordenadora do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, foi feita uma análise satisfatória. “Os termos do decreto ainda passam por uma avaliação do Gabinete de Gestão Integrada do município. O secretário de Segurança Pública, José Dourado coordena o gabinete e deverá encaminhar para a prefeita Paula Mascarenhas recomendações para os termos do novo decreto”, relata.

Com isto, Aline diz que ainda não sabe se serão mantidos os mesmos termos, como por exemplo o que proíbe consumo de bebida alcoólica ao ar livre na região a partir da meia-noite, ou não. “Assim como fizemos uma pesquisa antes da intervenção da região, agora também conversamos com empresários do entorno, moradores e agentes responsáveis pela fiscalização (guarda municipal, Brigada Militar, agentes da mobilidade urbana, vigilância sanitária). A partir desta escuta se definiu pela continuidade, porque a avaliação geral é que foi uma ação excelente em termos de resultado”, destaca.

O objetivo da iniciativa foi mediar o conflito entre os que queriam fazer festa  durante toda a madrugada e aqueles moradores da região que precisam descansar a noite. “Como se conseguiu realmente prevenir a perturbação do sossego na região, então não podemos parar, pois agora vem o verão e o movimento na região tende a aumentar. É muito importante que estas medidas preventivas continuem”, observa. 

Pesquisas em outras regiões 

Pesquisas também estão sendo realizadas em outras duas regiões bastante movimentadas de Pelotas, onde há as mesmas questões de perturbação do sossego: as avenidas Duque de Caxias  e Bento Gonçalves. “Estamos conversando com moradores, agentes de fiscalização, empresários e  pessoas que frequentam os locais na Duque de Caxias e na Bento Gonçalves, para que consigamos avaliar bem cada território, características, especificidades e a partir daí organizar uma intervenção focada nas necessidades específicas de cada região”, confirma.

Ela  projeta que o retorno inicial desta avaliação deve ocorrer até o próximo dia 21. “Após terminar estas escutas  devemos dar subsídios ao Gabinete de Gestão Integrada para que recomende à prefeita as melhores medidas. As providências devem ser tomadas em seguida para as áreas em termos da perturbação e o manejo dos diversos conflitos e interesses relacionados à convivência urbana”, projeta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895