A Justiça deferiu nesta terça-feira uma liminar a favor dos trabalhadores da cidade de Nova Santa Rita que poderão a partir de hoje desembarcar no Paradão da Estação Canoas da Trensurb, seguindo o que já havia sido determinado pela Metroplan na sexta-feira passada.
Na segunda-feira, o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, entrou com uma ação civil pública no Fórum de Canoas, com um pedido de tutela de urgência afim que fosse determinado que o município de Canoas se abstenha de impedir o uso compartilhado da parada de ônibus próxima ao terminal metropolitano situado na estação Canoas.
Battistella informou que na segunda-feira os ônibus intermunicipais que saiam de Nova Santa Rita e efetuavam o desembarque no Paradão da Trensurb em Canoas estavam sendo impedidos de realizar a parada no ponto principal. Essa medida descumpria o Ofício 051/2025, da Metroplan, prejudicando diretamente a proteção e a segurança dos moradores, gerando transtornos para quem depende do transporte público diariamente, seja para trabalho, estudo ou compromissos pessoais.
Segundo o Ofício da Metroplan, enviado na última sexta-feira, dia 03 de outubro, "a partir do dia 06/10/2025, o Terminal Metropolitano de parada situado na Estação Canoas, localizado na Avenida Guilherme Schell, esquina com a Rua Farias Brito, terá seu uso compartilhado entre as operadoras SOGAL (urbana) e Fátima (metropolitana). Este ponto funcionará em sistema de uso rotativo, ou seja, sem box exclusivo para qualquer uma das operadoras, sendo sua ocupação definida conforme a disponibilidade momentânea de espaço na estação."
O prefeito se manifestou nas redes sociais sobre a liminar. "Vitória do povo trabalhador, que agora poderão ter acesso nos dias de chuva a uma cobertura de forma confortável. Nós temos esse direito que foi concedido pela Justiça."
COMO SE POSICIONA A PREFEITURA DE CANOAS
A Prefeitura de Canoas, informa que como parte da reorganização das paradas de ônibus no Centro de Canoas, a partir desta segunda-feira, a linha intermunicipal Viação Fátima (Nova Santa Rita) passa a ter seu ponto principal na frente da Escola Maria Auxiliadora, (Avenida Guilherme Schell). A medida integra o conjunto de mudanças promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para otimizar o fluxo de passageiros e veículos na região central, especialmente na Avenida Victor Barreto.
A alteração foi definida a partir de estudos técnicos que identificaram a necessidade de redistribuir o volume de embarques e desembarques entre os pontos do Centro. Atualmente, a linha da Viação Fátima (Nova Santa Rita) representa 43 viagens diárias, transportando cerca de 1,5 mil passageiros por dia. Antes da reorganização, as linhas municipais faziam 375 viagens que paravam no Maria Auxiliadora, número que agora foi redistribuído, 160 dessas viagens foram transferidas para a Estação Canoas (Mathias Velho, Florianópolis, Vila Cerne, Porto Belo e Morart), fortalecendo a integração com o sistema Trensurb o restante se manteve em frente à escola Maria Auxiliadora.
Com a mudança, as cinco linhas com os maiores volumes de passageiros do lado oeste da Cidade, não realizam mais paradas no Golden Center, passando a atender exclusivamente a Estação Canoas (Guilherme Shell) e a Fundação Cultural. Essa redistribuição visa reduzir os atrasos dos ônibus que circulam pela Br 116, que terão sua circulação impactada pela diminuição das pistas, de 5 para 3 por sentido, por conta das obras da trincheira da Domingos Martins, evitando congestionamentos na Victor Barreto e garantindo mais conforto e segurança aos usuários.
- Dia Mundial Sem Carro traz reflexão a respeito de um trânsito mais sustentável e humano
- Audiência na Assembleia Legislativa debate novas tecnologias e concessões na gestão de resíduos sólidos
- Assembleia do RS aprova projeto que viabiliza passe livre a estudantes de baixa renda no RS
- Moradores da zona Sul de Porto Alegre são surpreendidos com possibilidade de suspensão de lotações nesta sexta