Divisa entre Lajeado e Estrela é cenário de guerra após cheia do Rio Taquari

Divisa entre Lajeado e Estrela é cenário de guerra após cheia do Rio Taquari

Localidade foi tomada pela água durante cheia do Rio Taquari

Correio do Povo

Loja da Havan foi atingida por cheia do Rio Taquari

publicidade

Quem passa na divisa entre Lajeado e Estrela presencia um cenário de guerra. Destroços de ponte, lojas e casas estão espalhados na localidade. A imagem apocalíptica é resultado da cheia histórica do Rio Taquari, que marca, que recuou para 22,7 metros mas chegou a ultrapassar de 33.

A loja da Havan, que chegou a ficar submersa no pico da cheia, teve a frente e o interior completamente destruídos. As partes das pilastras e dos vidros foram arrancados pela força da água, mas a estátua símbolo da marca não chegou a sair do lugar.

A correnteza também levou produtos da loja, mesmo que algumas roupas e manequins ainda permaneçam intactos. Moradores saquearam parte das mercadorias, tanto as que permanecem na loja como as que ficaram espalhadas no entorno do local.

Veja Também

O empresário Nataniel Oliveira, que mora em Estrela, disse que não sabe quando poderá voltar para casa. Isso porque a ponte entre os dois municípios, na BR 386, ainda está repleta de pedaços de árvore e de concreto. Já a ponte seca, que fica na frente da Havan, teve pedaços arrancados pelo Rio Taquari.

Casas inteiras foram destruídas na região. Marcelo Rochenbach, que morava com o irmão, recolhia os destroços da antiga moradia com a ajuda de familiares e amigos.

“Percebemos que ia haver enchente quando a água já estava na altura da porta. Só tivemos tempo de fugir com a roupa do corpo. Perdemos tudo”, disse ele.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895