Dmae prosseguirá com abertura de comportas após novo recuo do Guaíba

Dmae prosseguirá com abertura de comportas após novo recuo do Guaíba

Medição mais recente aponta 2,73 metros no Centro de Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

O nível do Guaíba segue diminuindo. A medição mais recente aponta 2,73 metros no Centro de Porto Alegre, abaixo da cota de inundação (de 3 metros), mas ainda acima da cota de alerta (de 2,50 metros). Com o novo recuo, o Dmae abrirá a comporta 12 da área do Cais Mauá. 

Na quinta-feira, foram normalizadas as passagens 1, 2, 4 e 6. O Guaíba chegou ao pico de 3,18 metros na quarta-feira, registrando a pior cheia desde 1941. Houve uma série de transtornos em Porto Alegre, pois além da inundação histórica na área do Cais Mauá, a avenida Borges de Medeiros, a sede do Grêmio Náutico União e o Centro de Treinamento do Inter foram pontos que também foram tomados pela água, por exemplo.

Na quinta-feira, após o início do processo de abertura das comportas no Cais Mauá, o governador Eduardo Leite (PSDB) reforçou a defesa do governo do Estado na derrubada do muro da Mauá e substituição do atual sistema de prevenção contra enchentes por um novo. “Queremos entender o que se passou aqui no Cais e deixar claro para a população que a nossa defesa de que os muros sejam retirados não é para deixar desguarnecida a cidade. Haverá substituição por um novo sistema de contenção das cheias que proteja inclusive os próprios armazéns”, afirmou.

O governador argumentou que, na época em que o muro foi construído, o Cais Mauá tinha outro perfil de atividade. Com a criação de estabelecimentos de lazer e gastronomia, o sistema já não seria mais adequado, de acordo com Leite.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895