Explosões em silos de cooperativa agroindustrial deixam oito mortos no Paraná

Explosões em silos de cooperativa agroindustrial deixam oito mortos no Paraná

Acidente ocorreu em uma propriedade localizada no município de Palotina

AE, AFP e Correio do Povo

publicidade

Explosões em silos de uma cooperativa agroindustrial do Paraná deixaram oito mortos e 12 feridos nesta quarta-feira (26). A oitava vítima fatal foi localizada na manhã desta quinta-feira pelo Corpo de Bombeiros, segundo informações do site RicMais. O corpo foi encontrado nos escombros da cooperativa C. Vale, em Palotina, no Oeste do território paranaense. 

O acidente ocorreu no fim da tarde, em uma propriedade localizada no município de Palotina, de cerca de 30 mil habitantes, informou à AFP Tiago Zajac, porta-voz do corpo de bombeiros do Paraná.

Outras duas pessoas ficaram feridas e foram transferidas em estado grave para hospitais da região. "Houve uma explosão em um dos silos, que desencadeou uma segunda e uma terceira em outros dois silos", explicou Zajac.

Como resultado das explosões, o telhado de um dos silos, que pertence à cooperativa agroindustrial C.Vale, ficou parcialmente destruído. Do seu interior saía uma grande coluna de fumaça branca, segundo imagens publicadas em redes sociais e divulgadas por veículos brasileiros.

A estrutura dos silos "ficou bastante comprometida" e as equipes de bombeiros tentam garantir a segurança antes de iniciarem os trabalhos de resgate, disse o Zajac. Mais de 35 bombeiros militares e um total de 11 caminhões atendiam à emergência nas primeiras horas da noite. Vizinhos de Palotina relataram em redes sociais que perceberam um tremor na cidade e a explosão de vidros em residências devido à onda provocada pela explosão.

Em nota publicada em seu site, a C.Vale afirmou que um sinistro de grandes proporções atingiu sua central de recebebimento de grãos em Palotina, "devido a causas ainda não identificadas". No momento, conforme a cooperativa, "todas as equipes estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos". 

Autoridades lamentam se solidarizam com episódio

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse em sua conta no Twitter nesta quarta-feira que o Corpo de Bombeiros do Estado "está mobilizado para atender com rapidez as vítimas".

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, declarou "sentimentos de pesar às famílias das vítimas" e disse que o maior propósito do ministério "é buscar as melhores condições para os trabalhadores do agro". Fávaro está no Japão neste momento representando o Brasil em encontros internacionais.

Já o presidente Lula prestou solidariedade aos trabalhadores e seus familiares envolvidos na tragédia, assim como disse que o Executivo está pronto para prestar um possível apoio. "Gostaria de manifestar meus sentimentos e minha solidariedade aos trabalhadores e seus familiares, bem como a disposição do governo federal para auxiliar no que for necessário."


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895