GPS Rural já mapeou e cadastrou 460 propriedades no interior de Bento Gonçalves

GPS Rural já mapeou e cadastrou 460 propriedades no interior de Bento Gonçalves

Sistema de georreferenciamento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e no atendimento de furto e roubo

Celso Sgorla

Expectativa é que, em três meses, ao menos 1,6 mil famílias estejam com o mapeamento concluído

publicidade

O município de Bento Gonçalves iniciou no mês de abril a implantação da primeira parte do GPS Rural, que consiste num sistema de georreferenciamento por satélite funcionando de forma offline, bastando apenas cadastrar as propriedades rurais. Em um mês, o sistema já mapeou e cadastrou 460 propriedades, abrangendo as comunidades da Linha Burati, Rosário do Rio das Antas, São Luiz do Rio das Antas, Linha Jabuticaba, Passo Velho, São João Nepomuceno, Linha de Mari, e foi iniciado também na comunidade Verissimo de Matos.

Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais, bem como as suas respectivas sedes, criando um ponto geográfico. O mesmo será feito com estradas principais e secundárias, que dão acesso às comunidades, assim como os pontos de referência, como escolas, igrejas e comunidades.

Depois de fazer o mapeamento e cadastramento, todas as propriedades receberão um código. Com esse código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido o chamado, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessite do atendimento público.

O secretário municipal de Agricultura, Volnei Christófoli, destacou sobre a rapidez na execução do projeto. “Já tivemos um grande número de comunidades cadastradas, o que nos orgulha muito, porque sabemos que a implantação do GPS Rural fará a diferença para os moradores dessas localidades".

O GPS Rural garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento. A perspectiva é que, em três meses, pelo menos 1,6 mil famílias estejam com o mapeamento concluído.

Ao solicitar o atendimento, que além do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), por meio da Patrulha Rural, engloba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895