Inaugurada estação de tratamento de água que aumenta em 15% o abastecimento em Viamão

Inaugurada estação de tratamento de água que aumenta em 15% o abastecimento em Viamão

De acordo com a Companhia, o volume é suficiente para levar melhor atendimento a cerca de 17 mil pessoas; a nova ETA vai abastecer o Centro e os bairros do entorno, como o próprio Fiuza

Fernanda Bassôa

Antes de entrar em funcionamento, a ETA passou por um período de testes e ajustes

publicidade

Foi inaugurada em Viamão, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Fiuza, que vai ampliar em 15% a capacidade de abastecimento do município. Serão produzidos entre 70 e 100 litros de água por segundo. O investimento da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi de R$ 7 milhões.

Construída em modelo compacto (o mesmo utilizado durante as enchentes de maio de 2024 em Esteio), a nova ETA é metálica, em aço inoxidável e aço carbono, mais moderna e eficiente em comparação à antiga estação, feita de concreto. Ela já está em funcionamento e produz 2 milhões de litros de água por dia a mais do que a anterior. De acordo com a Companhia, o volume é suficiente para levar melhor atendimento a cerca de 17 mil pessoas que vivem na região.

A nova ETA vai abastecer o Centro e os bairros do entorno, como o próprio Fiuza. Antes de entrar em funcionamento, passou por um período de testes e ajustes, que são procedimentos necessários para garantir todo o sistema de distribuição de água.

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, destacou que este investimento, juntamente com outros que estão sendo feitos na cidade, irão assegurar ainda mais a oferta de água na cidade de Viamão, mesmo em situações adversas. "Esta ETA compacta já está incrementando a produção de água tratada do município e otimizando o sistema para a entrega de água de qualidade à população. Este é o nosso compromisso", enfatizou.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895