Ouvidoria itinerante da Agesan abre processos contra Corsan sobre cobranças abusivas e desabastecimentos
Cobranças equivocadas, prestações de serviços com interrupções e desabastecimentos muito longos são as principais reclamações dos moradores

publicidade
Como uma forma de controle social e de permitir que as pessoas, além do 0800 e da ouvidoria, possam presencialmente tirar suas dúvidas e também abrir o processo, se necessário, contra a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan) – que fiscaliza o serviço de relacionamento com o cliente – criou a ouvidoria itinerante, que vai até os 130 municípios que atendem, entre eles, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Portão, Sapiranga e Campo Bom.
De acordo com o diretor geral da Agesan, Demétrius Jung Gonzalez, esta é uma política própria adotada pela agência. "Criamos este canal porque temos encontrado muitas pessoas reclamando de cobranças erradas e equivocadas, que encaramos como abusivas, prestações de serviços com interrupções e desabastecimentos muito longos." Segundo ele, durante os atendimentos as equipes têm observado uma quantidade significativa de moradores que criticam o desabastecimento nas cidades.
"Nós já temos uma resolução que faz a compensação para o usuário de maneira automática destas interrupções, mas isso está em um número bem elevado. Então, tentando descobrir junto a Corsan o que está acontecendo porque realmente as horas em que o serviço não é prestado aumentou significativamente." Conforme o diretor da Agência, ele determinou a suspensão de algumas cobranças em relação ao esgotamento sanitário, especialmente, na cidade de Estância Velha, até a Companhia comprovar efetivamente o tratamento do esgoto.
Estância Velha recebeu a Ouvidoria itinerante nesta semana, que resultou em 51 pedidos de informações e 25 processos contra a Companhia. Na próxima semana, a ação acontece em Ibirubá. De acordo com Gonzalez, a cidade de Guaíba e municípios da Serra Gaúcha sofrem com problemas de pavimentação, que é outra questão que Agesan tem acompanhado junto com a Corsan.
AGERGS acumula 472 registros de reclamações em 3 meses
A Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Básicos Delegados do RS (AGERGS) – órgão que fiscaliza os procedimentos da Corsan em caso de irregularidades – atendeu, no período de janeiro a março deste ano, 472 registros de reclamações de usuários na área regulada do saneamento, atendidos pela Corsan/Aegea.
As principais reclamações variam entre desabastecimento de água por mais de 48 horas; cobranças indevidas de faturas, obras de repavimentações após consertos, não concluídas, gosto indesejável da água e falta de pressão na água. As cidades mais demandadas são Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Rio Grande, Canoas e Santa Maria.
A Ouvidoria da AGERGS é um serviço gratuito ao usuário e pode ser acessada pelo número 0800 979 0066. Lembrando que, o usuário deve primeiro entrar em contato com a concessionária, não solucionado o problema, entrar em contato com a AGERGS. São 249 municípios conveniados com a AGERGS, sendo 248 atendidos pela Corsan.
A Corsan informou que quando identifica algum tipo de inconsistência no sistema de distribuição de água, imediatamente esquipes são deslocadas ao local para fazer as correções e restabelecer o abastecimento o mais breve possível. Sempre que o cliente notar algum tipo de problema, é fundamental que informe a Corsan, o quanto antes.
A Companhia sempre apura possíveis cobranças que possam apresentar algum tipo de inconsistência. Em casos que for constatado algum tipo de equívoco, a Corsan fará a compensação automaticamente na próxima fatura. O cliente também pode solicitar um pedido de ressarcimento, feito diretamente no site.
Importante ressaltar que em janeiro de 2025 foi aplicado o reajuste da tarifa, que não foi aplicada em 2024 em virtude do desastre climático que aconteceu no Rio Grande do Sul. Paralelamente, o ajuste do início deste ano coincidiu com um período de altas temperaturas e que, historicamente, resultam em um alto consumo de água.
Os canais de relacionamento da Companhia são: www.corsan.com.br ou ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
Veja Também
- Prefeitura de Passo Fundo estabelece multa diária a Corsan por problemas de abastecimento
- Mutirões de atendimento aos consumidores de Santa Maria realizados por Corsan e Prefeitura começam nesta quarta-feira
- Moradores de Estância Velha recebem visitas e são incentivados a conectar imóveis à rede de esgoto
- Obras de ampliação do esgotamento sanitário chegam ao bairro São Luís, na cidade de Sapiranga
- Prefeitura de Passo Fundo publica decreto sobre o trabalho da Corsan no município