- Quatro pessoas da mesma família são presas em operação contra golpe do bilhete em Passo Fundo
- Alunos de cinco cidades visitam a Expodireto
- Chuva faz nível dos rios voltar a subir, mas estiagem já causa prejuízo de R$ 6,9 bilhões no RS
- Mutirões de atendimento aos consumidores de Santa Maria realizados por Corsan e Prefeitura começam nesta quarta-feira
Desde o mês de fevereiro, conforme a prefeitura, milhares de moradores de Passo Fundo sofrem com os problemas no abastecimento de água no município do Norte do Estado. Por este motivo, o prefeito Pedro Almeida anunciou uma ordem de serviço determinando multa de R$ 125 mil diários á Corsan retroativos ao último dia 26, que é a data de notificação do primeiro processo administrativo por falta de água.
Para ele não há mais justificativa para que a população da cidade siga sofrendo com a falta de água. "Temos cobrado de forma insistente soluções, mas diante da continuidade do problema tivemos que tomar esta medida para que a empresa assuma sua responsabilidade e restabeleça o abastecimento de forma definitiva", justifica.
Atualmente, há quatro processos administrativos da Prefeitura contra a empresa, dois em relação ao fornecimento de água
um sobre reparos em vias públicas, e outro do plano de manutenção. "No processo administrativo, com direito ao devido processo legal, contraditório e ampla defesa, à instância recursal máxima é a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS)", explica o procurador do município, Giovani Corrallo. Os recursos provenientes da multa devem ser destinados ao Fundo de Gestão Compartilhada, criado em 2010 na cidade.
A Prefeitura já solicitou uma reunião nesta semana na sede da AGERGS, em Porto Alegre. O objetivo do encontro é cobrar do órgão responsável pela fiscalização dos serviços da Corsan, o efetivo controle do serviço que está sendo prestado.
Em nota, a Corsan disse que ainda não foi notificada oficialmente sobre a ordem de serviço da prefeitura e que por isto não irá se manifestar, mas adianta que seguirá comprometida em prestar com transparência e responsabilidade todas as informações em relação a ações e investimentos na cidade.
" A Companhia está concentrada nos esforços para resolver os problemas enfrentados pela população, ao mesmo tempo, vem realizando investimentos que há anos não ocorriam no município, que até o final de 2025 chegarão a cerca de R$ 40 milhões", projeta. A empresa destaca ainda que parte deste recurso foi antecipado e estão sendo utilizados para enfrentar os impactos do rompimento da adutora da Barragem da Fazenda. A ação tem o objetivo de normalizar o fornecimento de água nos bairros afetados e viabilizar medidas para garantir que a situação não ocorra novamente.
Segundo a empresa, atualmente, onze caminhões pipa auxiliam no enchimento dos reservatórios da Companhia, em diferentes bairros, instituições e nos locais indicados pelos líderes comunitários. Também foram abertos quatro poços artesianos, em um total de dez nas áreas mais afetadas, onde o tempo de recuperação do sistema de abastecimento é maior, como é o caso dos bairros Zachia, Petrópolis, São José e Distrito Industrial/Valinhos. No bairro Zachia, a abertura do segundo poço artesiano foi concluída neste domingo. A previsão é que nesta segunda-feira seja realizada a montagem dos equipamentos e redes de interligação. O segundo poço no bairro São José começou a ser aberto neste domingo. Já o do bairro Petrópolis segue sendo perfurado com previsão de entrar em funcionamento nos próximos dias. Para esta segunda-feira está previsto o início da perfuração de um poço junto ao reservatório da Corsan no bairro Fátima.
Também fazem parte das medidas, a construção de uma nova adutora de água bruta ligando a captação da Barragem da Fazenda até a Estação de Tratamento de Água 3 (ETA 3), do bairro São Luiz Gonzaga. A nova tubulação será interligada também com as Estações 1 e 2 do bairro Rodrigues, podendo contribuir na operação destes dois sistemas, caso seja necessário.
Segundo a empresa, às 9h desta segunda-feira todos os bairros de Passo Fundo estavam com o abastecimento de água normalizado. "Mais uma vez, lamentamos as dificuldades vivenciadas pelas comunidades dos bairros citados e fortalecemos a dedicação e esforços de nossas equipes para sanar todos os problemas o mais rápido possível", finaliza a nota.