Inundação: Porto Alegre deve enfrentar problemas no abastecimento de água
Pedido da prefeitura é que economizem; estação Moinhos de Vento foi desligada na madrugada

publicidade
Com a tendência de que os níveis do Guaíba continuem subindo ao longo desta sexta-feira, o prefeito Sebastião Melo informou que é provável que o fornecimento de água na Capital enfrente problemas – e não descartou a possibilidade interrupção. Em transmissão ao vivo, ao lado do governador Eduardo Leite, o prefeito explicou que com a submersão das estações de bombeamento elas são, necessariamente, paralisadas. Durante a madrugada desta sexta, o sistema de abastecimento de água Moinhos de Vento, que tem como prioridade os hospitais, teve de ser desligada. Já a estação São Pedro segue em constante monitoramento.
Na medida do possível, Melo clamou para que os moradores economizem água, agora mais do que nunca, através de um uso consciente. "Vamos começar a ter problema de água [...] Talvez tenhamos que atuar com caminhão pipa para atender hospitais e isso (cheia) pode chegar a outras estações", afirmou durante o pronunciamento.
Apesar do tempo ter dado uma trégua na Capital, em regiões da Serra e Interior as chuvas continuam. Além disso, grande parte dos rios – que já atingiram volumes extraordinários – desaguam no Guaíba, o que aumenta a probabilidade de que o volume de água ainda aumente ao longo do dia.
Veja Também
- VÍDEO: Comporta 14 rompe e águas invadem Porto Alegre
- Acessos ao Centro Histórico são bloqueados em Porto Alegre
- Portão 14 rompe na zona Norte de Porto Alegre
Ao lado de Melo, Leite alertou para a situação e reiterou o pedido de que as pessoas, se possível, não saiam de casa e tampouco procurem viajar, uma vez que uma série de estradas continua bloqueada.