Lar de crianças em São Luiz Gonzaga aguarda verba para manutenção

Lar de crianças em São Luiz Gonzaga aguarda verba para manutenção

Justiça determinou que os sete municípios atendidos façam repasses ou renovem convênios

Felipe Dorneles

O local abriga 44 crianças em situação de vulnerabilidade social de cidades das Missões

publicidade

O Lar Escola de São Luiz Gonzaga aguarda recursos para manter a estrutura, que abriga 44 crianças em situação de vulnerabilidade social, do município e de outros seis das Missões. Segundo a entidade, das cidades conveniadas, nenhuma efetivou ainda a renovação. A administradora geral do Lar, Zaida Hoffmann, revela que são necessários em torno de R$ 60 mil por mês para manter a estrutura. São 20 funcionários, entre psicólogos, assistentes sociais, monitores, cozinheiras e equipe de manutenção, além dos custos com alimentação e material de limpeza.

Zaida diz que dois municípios enviaram contraproposta e outros cinco informaram que não podem renovar. “Não temos como manter os mesmos valores do ano passado. Nosso custo aumentou. Precisamos garantir o cuidado dessas crianças. Aqui é a casa delas.” Cada município repassa valores de acordo com o número de crianças acolhidas.
A entidade recebe também valores do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), por meio de deduções do Imposto de Renda de Pessoa Física, além de doações, geralmente alimentos e material de limpeza. A folha de janeiro foi paga com atraso, e funcionários estão com férias vencidas. O local é administrado por voluntários.

O juiz da 2ª Vara Cível e do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de São Luiz Gonzaga, Daniel Kredens, diz que a renovação dos convênios é um problema recorrente. “A entidade batalha todo ano para essa renovação, e sempre precisa de interferência do Ministério Público e Poder Judiciário.” Ele revela que os municípios foram intimados e, até segunda-feira, devem efetuar os pagamentos relativos ao convênio ou renová-lo. Do contrário, ocorrerá bloqueio de valores, e o Judiciário fará a transferência do recurso da conta do município para a entidade. “O Lar Escola não parou de prestar o serviço, então deve receber”, destaca. Os valores serão referentes a três meses.

São Luiz Gonzaga é responsável por 70% da receita total oriunda das sete cidades. Das 44 crianças, 33 são do município. O prefeito Sidney Brondani afirma que o Executivo havia garantido R$ 522 mil. “É o mesmo valor que destinamos no ano passado. Não temos como repassar mais no momento por dificuldades orçamentárias.” Ele diz que informou a entidade, por ofício, sobre esse repasse, destacando que em setembro faria nova avaliação orçamentária, para verificar a possibilidade de repassar mais. “Não tivemos retorno. Acho que houve precipitação por parte do Lar ao comunicar o Judiciário. É uma entidade que presta um serviço muito importante para nossa região.” Brondani garante que na segunda-feira fará a renovação do convênio. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895