Mesmo em região de bandeira laranja, Rio Pardo adota regras da classificação vermelha

Mesmo em região de bandeira laranja, Rio Pardo adota regras da classificação vermelha

Novas medidas terão validade por 15 dias, a partir desta quarta

Otto Tesche

Cidade tem nove óbitos pela doença

publicidade

A prefeita de Rio Pardo, Rosane Rocha, anunciou que o município adotará as regras da bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Estado a partir desta quarta-feira. Com a medida, o comércio que não é considerado essencial terá de operar com portas fechadas, com a venda apenas por telentrega, drive-thru ou pegue e leve. Restaurantes e lanchonetes também terão suas atividades restritas a estas modalidades.

O Comitê Operativo de Emergência (COE) de Rio Pardo realizou encontro na segunda-feira, quando os membros decidiram, por unanimidade, que o município irá acatar a bandeira vermelha apontada pelo Estado na última sexta-feira, mesmo com a reavaliação que rebaixou a região do Vale do Rio Pardo para bandeira laranja. Rosane Rocha afirmou que há grande preocupação com a doença, pois o número de pessoas contagiadas praticamente triplicou em um mês.

A administração municipal já havia informado que não apresentaria recurso próprio à bandeira vermelha, indicada para toda a região no modelo do governo estadual, na sexta-feira. A decisão ocorreu por entender que não tinha argumentos técnicos para o pedido. A Prefeitura de Rio Pardo apenas assinou o apelo encaminhado regionalmente, como apoio aos demais municípios. Na segunda-feira, o governo do Estado aceitou o recurso da região, que se manteve na bandeira laranja.

A prefeita reconheceu o esforço dos comerciantes para cumprir as normas de atendimento. “O comércio nunca foi e nunca será o problema. Mas precisamos, de uma vez por todas, evitar a aglomeração de pessoas andando nas ruas”, enfatizou. “Nada será fechado, apenas restrito a novas modalidades de atendimento”, acrescentou Rosane.
As medidas que entram em vigor nesta quarta-feira terão validade por 15 dias. Mas o decreto municipal pode ser revisto caso sejam percebidos efeitos positivos na primeira semana. Segundo o COE de Rio Pardo, um novo encontro previsto para segunda-feira avaliará os números para discutir a manutenção ou revisão das medidas restritivas.

O secretário de Saúde, Volnei Jost, destacou que a equipe de retaguarda da saúde também está sendo atingida. “Nove profissionais de saúde já se contaminaram e isto também reflete no atendimento à comunidade, pois os que permanecem na linha de frente de trabalho estão ficando sobrecarregados”, relatou. O secretário observou que os números relacionados à pandemia em Rio Pardo encontram-se em uma crescente. “Em uma semana dobramos o número de positivados e tivemos três óbitos”, disse.

Além do surto em duas unidades de uma casa geriátrica, há registros de infectados pelo novo coronavírus em quase todos os bairros da cidade e em algumas localidades do interior. Rio Pardo registrou até agora 101 casos confirmados de Covid-19 e nove óbitos. Atualmente há nove pessoas hospitalizadas e 40 em isolamento domiciliar. A prefeitura acompanha ainda 39 casos suspeitos, dos quais sete estão internados e os outros 32 estão isolados em suas casas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895