Moradores de parte do litoral gaúcho sofrem falta de luz após acidente de avião com a rede

Moradores de parte do litoral gaúcho sofrem falta de luz após acidente de avião com a rede

De acordo com a CEEE Equatorial, local onde ocorreu o acidente é de difícil acesso e ao menos 19 mil clientes ficaram sem luz

Rodrigo Thiel

Rompimento de cabos causou desabastecimento em Palmares do Sul, Mostardas, Tavares e Capivari do Sul

publicidade

Com correntes protegendo as bombas de combustível, um posto na entrada de Capivari do Sul sofria com a falta de luz na manhã deste domingo, resultado de um acidente envolvendo um avião agrícola e a rede de transmissão de alta tensão de energia elétrica no nos litorais Norte e Sul. O rompimento dos cabos causou desabastecimento nas cidades de Palmares do Sul, Mostardas e Tavares, além de Capivari do Sul.

De acordo com o caixa do posto de combustíveis, Patrick Dias, o local ficou sem luz desde as 6h40min, momento do acidente. "Cheguei aqui e já estava sem luz. Consegui vender apenas alguns produtos da conveniência, mas gasolina mesmo não foi vendida uma gota sequer. Estamos esperando voltar, mas até o início da tarde não tinha vindo. É um prejuízo grande. Pelo segundo final de semana seguido ficamos assim. O posto perde bastante com isso", lamentou.

Conforme os moradores, a rede de energia de Capivari do Sul é dividida. A parte que fica em direção ao litoral está com luz. Já o lado de Viamão está com desabastecimento. Maximiliano Gallardo é proprietário de uma casa de carnes no lado onde a luz já voltou. Ele conta que precisou alugar um gerador para fazer funcionar a serra de corte do açougue. "Por sorte, a nossa câmara suporte muito bem o frio, então não chegamos a perder carnes. Aqui a luz voltou por volta das 11h", contou.

Já na ERS 040, em direção a Balneário Pinhal, o proprietário de uma tenda relatou ter ouvido o estouro a fiação enquanto cortava abacaxi. O Corpo de Bombeiros Militar de Cidreira e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal não chegaram a atender a ocorrência. Informações preliminares dão conta de que o piloto do avião teria atingido um dos fios de alta tensão enquanto borrifava produtos em uma lavoura de arroz.

Mesmo com a colisão com parte a linha de transmissão, ele ainda teria conseguido pousar o avião dentro da propriedade, cerca de 2km do local do acidente, sem sofrer lesões graves. Em nota, a CEEE Equatorial informou que ao menos 19 mil clientes das cinco cidades ficaram sem abastecimento de energia elétrica. Equipes da companhia foram deslocadas de Porto Alegre para atender a ocorrência e restabelecer a energia para os clientes afetados.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895