Municípios do RS mantêm obrigatoriedade de máscara para crianças de 6 a 11 anos

Municípios do RS mantêm obrigatoriedade de máscara para crianças de 6 a 11 anos

Decisão contraria decreto estadual

Fernanda Bassôa

publicidade

As prefeituras de Canoas, Cachoeirinha e São Leopoldo decidiram manter o uso obrigatório de máscara para crianças entre 6 a 11 anos, enquanto o decreto estadual, publicado no último sábado, altera a utilização no público dessa faixa etária de obrigatório para recomendado. Em Cachoeirinha, os protocolos sanitários serão mantidos especialmente nas instituições de ensino por, pelo menos, 15 dias até que nova avaliação, por parte da Secretaria Municipal da Saúde, considere segura a flexibilização. “Acreditamos que seja a decisão mais responsável a se adotar agora, ainda mais num contexto de retorno às aulas com a integralidade dos alunos em sala de aula”, disse o secretário juliano Paz.

A prefeitura de Canoas seguirá exigindo a máscara como protocolo obrigatório para crianças de 6 a 11 anos e recomendando a utilização para aquelas abaixo de 5 anos. O município de São Leopoldo emitiu decreto que mantém a obrigatoriedade do uso por pessoas acima de 6 anos, tanto no ambiente escolar, quanto na circulação em espaços públicos, mantendo nariz e boca cobertos corretamente.

A prefeitura diz que a medida é uma forma de auxiliar no enfrentamento da pandemia, especialmente pelas crianças representarem um grupo mais vulnerável, com baixa cobertura vacinal. Foram vacinadas até agora, 14. 208 crianças de 5 a 11 anos, apenas com a primeira dose, o que representa 71,04% da população estimada de 20 mil deste público.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895