Municípios do Sul do RS anunciam novos decretos

Municípios do Sul do RS anunciam novos decretos

Além disso, Pelotas terá dez novos leitos disponíveis de UTI Covid

Angélica Silveira

publicidade

Na tarde desta segunda-feira a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, iniciou sua transmissão pela internet sobre a situação do coronavírus com a notícia de que a cidade terá disponíveis mais 10 leitos de UTI Covid no Hospital Beneficência Portuguesa, provavelmente a partir desta quarta-feira. Com isto, ainda nesta semana, Pelotas passará a contar com 50 leitos de UTI Covid.

A prefeita lembrou que o aumento em 20% no número de leitos não foi fácil, sobretudo na questão dos recursos humanos. “É um grande esforço que dá tranquilidade no sentido de a rede poder receber mais pacientes, mas teremos que pagar mais de R $200 mil mensais de incentivo. Espero que o Ministério da Saúde entenda que precisamos de mais recursos”, relata. Paula lembrou que os leitos não podem servir para relaxar com as medidas de proteção. “Estamos trabalhando muito para que a população também faça a sua parte, se proteja e só saia de casa com muita necessidade. Os 10 leitos não nos tiram da bandeira preta que faz muito mal a economia”, lembrou.

Paula também anunciou o novo decreto publicado nesta segunda-feira, que basicamente remete aos protocolos do decreto estadual de bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado. O documento também reitera a proibição da permanência de pessoas em locais públicos abertos, permitindo somente a circulação. Na orla do Laranjal não é permitido formar grupos, é indispensável o uso de máscaras e a população pode tomar banho e circular pelo local. Não podem ser vendidos em supermercados produtos considerados não essenciais como roupas, acessórios e eletrodomésticos, por exemplo, sendo permitido somente a comercialização de bebidas, gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza. “Precisamos da parceria de cada cidadão e cidadã. A empatia, responsabilidade social, sentido coletivo, isto é muito importante. Que cada um se conscientize da importância da participação”, enfatiza.

Nesta segunda-feira, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, decretou que está suspensa a cobrança de estacionamento rotativo no município enquanto a região estiver classificada como bandeira preta, de contaminação altíssima para a Covid-19, pelo Governo do Estado. O município segue as determinações de bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895