Novos patinetes em Porto Alegre: como funciona, quanto custa e quais bairros estão disponíveis

Novos patinetes em Porto Alegre: como funciona, quanto custa e quais bairros estão disponíveis

Equipamentos amarelos chamaram atenção na região central nesta sexta-feira

Correio do Povo

Equipamentos amarelos chamaram atenção na região central nesta sexta-feira

publicidade

Mais de 450 patinetes amarelos amanheceram espalhados por três bairros de Porto Alegre nesta sexta-feira. A frota amarela disponibilizada pela empresa Whoosh não é uma novidade na cidade, já que desde 2020 patinetes já eram oferecidos pela empresa Adventure - os patinetes laranjas. Equipamento tem cerca de 40 quilos, sistema de trava de rodas e alarme. Confira as principais dúvidas sobre a novidade na cidade:

Quantos patinetes estão disponíveis 

Atualmente Porto Alegre conta com 700 patinetes disponíveis para uso na região central. Destes, 450 são da empresa Whoosh e 250 da Adventure. No lançamento da nova frota, nesta sexta-feira, a Whoosh demonstrou o interesse expandir a atuação a demais bairros, mas que isso depende de um estudo de movimento a ser feito futuramente.

Quais bairros são atendidos pelos patinetes amarelos

São três os bairros que hoje possuem os patinetes amarelos: Cidade Baixa, Bom Fim e Centro Histórico. O serviço é oferecido 24 horas por dia em 90 estações. 

Quanto custa o serviço?

O custo dos patinetes amarelos é de R$ 2 para o desbloqueio e mais R$ 0,80 por minuto. Não há atualmente a opção de plano mensal para o uso. O desbloqueio do equipamento é feito por QR Code. 

Por onde pode usar o patinete?

Não há uma regulamentação que defina exatamente onde o equipamento pode ser usado, deixando livre para ruas, ciclovias e calçadas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, declarou que as equipes de educação da EPTC estarão nas ruas orientando as pessoas sobre a utilização do patinete e a intenção.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895