O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que as obras de construção da passagem inferior da rua Domingos Martins, no km 263, da BR 116, em Canoas, serão executadas pela autarquia e estão previstas para iniciar já a partir do mês de outubro.
O objetivo de execução da obra é permitir a ligação das zonas leste e oeste de Canoas, local de grande circulação de automóveis. A intervenção é necessária a fim de melhorar a mobilidade e fluidez no trânsito, caminho que será isento de sinaleiras.
O projeto desenvolvido pelo Departamento, contempla a execução de uma via de mão dupla, em estrutura de concreto, cuja laje superior estará na mesma cota do pavimento atual. Conforme o projeto, a passagem com comprimento total de aproximadamente 262 metros irá interligar a rua Domingos Martins, na área central da cidade, e a avenida Doutor Sezefredo Azambuja Vieira, no bairro Marechal Rondon.
O prazo de execução dos serviços é de um ano e o investimento de aproximadamente R$ 32 milhões. A obra está prevista no contrato de melhorias operacionais da BR 116, trecho que contempla Porto Alegre a Novo Hamburgo, totalizando 38,4 quilômetros, objeto de contrato com o Consórcio BR-116 Norte, efetivado em 2019.
Cones e sinalizações já foram implantados em alguns trechos da rodovia, alterando o cenário dos acessos da cidade. O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, disse que a obra do túnel da rua Domingos Martins é uma oportunidade para que os dois lados da cidade possam se desenvolver de forma homogênea. "A maior integração entre os bairros vai facilitar a vida dos canoenses e de quem planeja investir na nossa cidade."
Já o prefeito Airton Souza enfatizou que enfatizou que se trata de um projeto de quatro décadas que finalmente vai se tornar realidade. "Esta obra é um sonho dos canoenses. Quando o túnel estiver pronto, vai ficar muito mais fácil transitar entre os dois lados da cidade e será um grande avanço na mobilidade urbana."
- Dnit lança primeiro contrato para manutenção do Polo Rodoviário de Pelotas
- DNIT restaura trechos de encosta na BR 116 danificados pelos eventos climáticos de 2024
- Obra de alargamento no viaduto da Metrovel, em Canoas, causa alterações no trânsito até quinta-feira
- DNIT manda religar radares nas BRs