Cidades

Pessoas privadas de liberdade ajudam na limpeza das ruas de Belém

Iniciativa do programa Construindo Novas Histórias integra a preparação para a COP30, que ocorre em novembro na capital paraense

Presos atuam em ação de limpeza urbana e manutenção de diversas vias da cidade
Presos atuam em ação de limpeza urbana e manutenção de diversas vias da cidade Foto : Fabiola Sinimbú / Agência Brasil / CP

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e a prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), iniciaram uma grande ação de limpeza urbana e manutenção de diversas vias da cidade. A iniciativa integra a preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro na capital paraense e mobiliza 300 pessoas privadas de liberdade, assistidas pelo programa Construindo Novas Histórias.

O diretor de Trabalho e Produção da Seap, Belchior Machado, comenta a parceria: “A Seap já vem trabalhando na limpeza urbana há muitos anos. E essa parceria se intensificou este ano. Nós iniciamos com a limpeza dos cemitérios no início do ano, e agora nós estamos na limpeza urbana”.

Veja Também

Serviço de roçagem, recolhimento de entulho e manutenção urbana em onze áreas estratégicas de Belém foram definidas pela Sezel, que também é responsável pelo fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e dos materiais necessários à execução das atividades. A pasta estadual apoia a prefeitura e a equipe da zeladoria municipal, para deixar a cidade limpa e pronta para o grande evento internacional.