Porto Alegre tem 762,2 mil endereços, de acordo com o Censo 2022

Porto Alegre tem 762,2 mil endereços, de acordo com o Censo 2022

Instituto divulgou dados das coordenadas geográficas dos endereços nesta sexta-feira

Matheus Chaparini

Domicílios particulares representam 90% dos endereços recenseados na capital

publicidade

O município de Porto Alegre tem 762.239 endereços. A grande maioria das unidades são domicílios particulares, que totalizam 686.846 endereços. Os domicílios particulares representam 90,1% dos endereços recenseados no município.

Os dados das Coordenadas geográficas dos endereços do Censo 2022 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta sexta-feira, 2. A apresentação dos dados ocorreu na cidade de Ponte Alta do Tocantins.

Além dos domicílios particulares, há 833 domicílios coletivos, que são domicílios em que a relação entre as pessoas que nele habitam é restrita a normas de subordinação administrativa, como hotéis, pensões, presídios, quartéis, asilos, orfanatos, conventos, hospitais, alojamentos, entre outros.

Porto Alegre tem 1.194 estabelecimentos de ensino e 1.592 estabelecimentos de saúde. A capital possui ainda 128 estabelecimentos agropecuários e outros 61.068 estabelecimentos de outras finalidades. Há no município 1.951 estabelecimentos religiosos.

Os dados do Censo mostram ainda que, na época da coleta, havia 8.627 edificações em construção.

Georreferenciamento

Foi a primeira vez que o IBGE captou as coordenadas de todos os domicílios urbanos. Obter a informação georreferenciada no nível mais detalhado possibilita a realização de agregações de dados nos mais diversos recortes geográficos, beneficiando a produção de estatísticas.

Esta captação atende a uma recomendação da Divisão de Estatística das Nações Unidas, que tem documentos preconizando a forma como deve ser feita a integração das informações geográficas e estatísticas. Uma das recomendações é o georreferenciamento no nível mais detalhado possível, incluindo a coordenada dos endereços, justamente para permitir os diversos usos estatísticos.

De acordo com o instituto, as coordenadas geográficas dos endereços permitirão aos gestores, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada, formularem políticas e ações baseadas em informações estatísticas precisas e atualizadas.

Aplicações

Entre as potenciais aplicações desses dados, está a análise da densidade de uma determinada espécie em um determinado recorte territorial. Os dados permitem saber, por exemplos, quantos domicílios particulares ou estabelecimentos religiosos existem em uma região da cidade.

Outra aplicação importante é a localização e contabilização de endereços existentes em um recorte territorial previamente definido, como áreas de atuação de determinado serviço, bacias hidrográficas, unidades de conservação ambiental ou áreas de risco de um determinado empreendimento.

Em caso de fenômenos socioambientais, como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas, o uso das coordenadas permite a localização e contabilização dos domicílios impactados.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895