Prefeitura de Gramado fiscaliza estabelecimentos da Rua Coberta

Prefeitura de Gramado fiscaliza estabelecimentos da Rua Coberta

Restaurantes que excederam o volume sonoro permitido foram notificados e autuados

Halder Ramos

Prefeitura de Gramado fiscaliza estabelecimentos da Rua Coberta

publicidade

A fiscalização da Prefeitura de Gramado agiu com rigor para coibir a poluição sonora no encerramento do 46° Festival de Cinema, que ocorreu no sábado. Os estabelecimentos da Rua Coberta e arredores do Palácio dos Festivais que excederam o volume sonoro permitido na noite de sexta-feira, véspera da solenidade de entrega de Kikitos, foram notificados. Além de interromper a música imediatamente, foram autuados pelos fiscais em aproximadamente R$ 4 mil.

Em nota, a prefeitura explicou que a medida prima pelo bem-estar da comunidade. O assunto rendeu polêmica, especialmente, com a classe cultural depois que foi proibida a música ao vivo no passeio público e nos decks dos pubs. Músicos locais se sentiram prejudicados por terem as atividades parcialmente suspensas. Prefeitura e proprietários de bares firmaram termo de ajustamento de conduta permitindo música ao vivo somente na parte interna dos estabelecimentos. No entanto, algumas casas descumpriram a medida ao contratar DJs para tocar no final de semana, ultrapassando o limite de 60 decibéis permitido pelo Código de Posturas.

Na noite de sábado, todos os locais cumpriram a determinação, contribuindo com a solenidade de encerramento do Festival de Cinema. O evento contou com intervenções artísticas do lado de fora do Palácio dos Festivais pela primeira vez em 46 anos. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895