Prefeitura define medidas sanitárias mais restritivas em Erechim

Prefeitura define medidas sanitárias mais restritivas em Erechim

Frederico Westphalen e Três Passos também aderiram a novas medidas de combate ao coronavírus

Agostinho Piovesan

Nos dois hospitais de Erechim 73 pessoas estão internadas em leitos de UTI

publicidade

A Administração Municipal de Erechim, no Norte do Estado, baixou novo decreto no final de semana, com medidas mais restritivas a fim de conter o aumento de internações em UTIs e de casos positivos de Covid-19. Segundo o prefeito Paulo Polis, o documento leva em conta os protocolos regionais definidos pelo Comitê Regional de Atenção ao coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), e Região R16, que inclui também as cidades de Rio dos Índios e Nonoai, depois que o Gabinete de Crise do Governo do Estado emitiu um alerta, do Sistema 3As de Monitoramento da Pandemia.

“Isso obriga que a região e os municípios adotem medidas mais restritivas, sendo que no caso de Erechim a principal alteração do decreto é no horário de atendimento de restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e foodtruks que permite entrada de clientes até as 21 horas e encerramento obrigatório até as 22 horas”, disse Polis.

A ocupação máxima dos estabelecimentos deve ser de 40%. Outra alteração é com relação a comunidade, clubes, canchas de bochas, carteados, campos de futebol, sinuca e similares que não poderão realizar atividades. As regras são válidas até as 24h do dia 4 de junho.

Nos dois hospitais de Erechim 73 pessoas estão internadas em leitos de UTI, a maioria no Hospital Santa Terezinha (HST), que atende pelo SUS, além do Hospital da Unimed. O município soma 218 casos ativos e 154 óbitos.

Frederico Westphalen

Em Frederico Westphalen o prefeito José Alberto Panosso informou que está sendo intensificada a fiscalização, em todos os setores, exigindo o cumprimento das determinações quanto ao distanciamento, uso de álcool gel e máscara. “Nós estamos muito preocupados em razão do crescente número de pessoas contaminadas e também baixadas em leitos de UTI e leitos clínicos no Hospital Divina Providência”, disse.

Panosso afirma que é preciso conciliar as atividades econômicas com a realidade do coronavírus. “Mas acima de tudo as pessoas, especialmente os jovens, nos finais de semana, não podem promover aglomerações e não respeitam as orientações, volta a ocorrerem óbitos e elevações dos contaminados”, alerta.

O município registra 243 pessoas com doença ativa e 434 em isolamento domiciliar. São 13 pessoas em leitos de UTI e dez em leitos clínicos, baixadas no Hospital Divina Providência (HDP).

Três Passos

A Administração Municipal de Três Passos publicou no final de semana um novo decreto. A partir de agora fica instituído o Grupo Ronda Covid no município. Um mecanismo de fiscalização para exigir o cumprimento dos protocolos e providências necessárias para a prevenção e o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O Grupo é composto por servidores públicos lotados como fiscais do município, o efetivo do 7º Batalhão de Polícia Militar e da Polícia Civil da 22ª Região Policial, e será coordenado pelo vice-prefeito do município. No decreto é vedada a abertura para atendimento ao público, bem como de permanência de clientes ou usuários nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação de restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias e similares, em todos os dias da semana, inclusive feriados, durante o horário compreendido entre as 23h e 5h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895