Projeto Help instala Alvo de Superação em Canoas

Projeto Help instala Alvo de Superação em Canoas

A equipe promoveu a ação Vida sobre Trilhos em estação da Trensurb

Correio do Povo

Ação também envolveu distribuição de cartas com mensagens de acolhimento e encorajamento, abraço e cantinho do desabafo, com atendimento individualizado

publicidade

A ação Vida sobre Trilhos do projeto Help, voltada ao acolhimento de quem enfrenta problemas emocionais como a depressão e ansiedade, inovou mais uma vez. Na manhã deste sábado (10), entre 10h e 12h, os voluntários estiveram na Estação Mathias Velho da Trensurb, em Canoas.

Além da distribuição de cartas com mensagens de acolhimento e encorajamento, do abraço e do cantinho do desabafo com atendimento individualizado, a equipe instalou o Alvo de Superação. “A gente trouxe uma outra dinâmica. Nós temos um alvo e os dados que tentam acertar as palavras depressão, passado, ansiedade e medo, que estão dentro do alvo”, explicou um dos coordenadores estaduais do movimento, Rafael Souza. “É difícil acertar, mas é possível mesmo sendo difícil superar a depressão, passado, ansiedade e medo”, complementou.

“Mesmo sendo difícil, o Help está aqui para ajudar e para fazer com que eles aprendam a ter o foco e vencer os problemas que eles têm enfrentado. Então basicamente a dinâmica do Alvo da Superação é isso: fazer entenderem que se eles manterem o foco em mudança e transformação, eles conseguem superar esse problema”, afirmou Rafael Souza.

O coordenador lembrou que muitas das pessoas abordadas pelos voluntários nas estações da Trensurb são contatadas depois em busca de apoio e ajuda. “A gente fica com uma fichinha de cadastro e acaba durante a semana voltando a ter o contato com a pessoa”, resumiu. Rafael Souza destacou ainda que o projeto Help disponibiliza também atendimento pelo telefone nacional (11) 4200-0034 e está ainda no Instagram e no site projetohelp.com.

Ele constatou que pessoas de todas as faixas etárias buscam ajuda para o desespero e a angústia que estão enfrentando, sendo que algumas querem apenas “conversar um pouquinho com a gente” ou "sentir-se acolhida”. Rafael Souza observa que até o abraço faz com que desabafem com os voluntários. “O Help é um braço para dar essa ajuda”, enfatizou.

As futuras ações, sempre aos sábados, das 10h às 12h, acontecem no próximo 17, na Estação de Sapucaia do Sul, e no dia 24 deste mês, na Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895