Qualifica Uruguaiana capacita 30 profissionais em TI

Qualifica Uruguaiana capacita 30 profissionais em TI

Projeto nasceu ainda em 2019

Fred Marcovici

publicidade

O Programa Qualifica Uruguaiana habilitou 30 profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) na cidade. A cerimônia de formatura da Fase 4 do projeto é uma iniciativa da prefeitura de Uruguaiana em parceria com o Senac. Na modalidade, o executivo municipal custeia o valor do curso e oferta gratuitamente à população.

O projeto nasceu em 2019 e é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude). A Fase 4 do Qualifica Uruguaiana surgiu a partir do lançamento do Programa Qualifica TI, por parte do Senac RS e Governo do Estado, em janeiro de 2022.

A iniciativa ofertou 9 mil vagas em 18 escolas do Senac espalhadas pelo estado – sendo 3 mil de forma gratuita. Em Uruguaiana, 15 alunos tiveram seu curso pago pela prefeitura e outros 15 ocuparam o programa de gratuidade do Governo do Estado e Senac RS.

Os alunos foram habilitados em lógica de programação, desenvolvimento de softwares, Javascript e interatividade para a web. “O certificado que está na mão de vocês hoje não é apenas um papel. É resultado de que vocês se engajam e buscam ser pessoas cada vez melhores e mais capacitadas. O conhecimento ninguém nos tira”, disse o prefeito Ronnie Mello durante a cerimônia.

Projeto de lei 

Em maio de 2022, a gestão do prefeito Ronnie Mello enviou à Câmara um projeto de lei para tornar o Qualifica Uruguaiana uma Política Pública de município. Com a aprovação do projeto, a partir de então a administração municipal fica obrigada por lei a realizar ao menos uma edição do programa por ano com oferta de, no mínimo, 250 vagas.

A matéria também exige do executivo municipal um investimento anual de, no mínimo, R$ 400 mil a partir de verba do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde). A medida visa capacitar os cidadãos e qualificar os serviços para a geração de emprego e renda em Uruguaiana.

Além de tecnologia em informação, o projeto também já ofertou capacitações em outras áreas. Dentre elas estão atendimento ao público, idiomas, transportes, construção civil, empreendedorismo digital e marketing. Apenas nos últimos dois anos, 492 vagas já foram disponibilizadas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895