Queda de árvore deixa duas residências sem energia no Belém Velho, em Porto Alegre

Queda de árvore deixa duas residências sem energia no Belém Velho, em Porto Alegre

Trecho no local já estava com tráfego bloqueado pela EPTC, devido a um deslizamento de terra, ocorrido no último sábado

Kyane Sutelo

Trecho no local já estava com tráfego bloqueado pela EPTC, devido a um deslizamento de terra, ocorrido no último sábado

publicidade

Uma árvore de pequeno porte caiu sobre a fiação na avenida Belém Velho, altura do número 2764, no bairro Vila Nova, zona Sul de Porto Alegre. A CEEE Equatorial trabalha no local para restabelecer a energia elétrica em duas residências afetadas. O trecho no local já estava com tráfego bloqueado pela EPTC, devido a um deslizamento de terra, ocorrido no último sábado, próximo ao número 2.888. 

Os profissionais da CEEE Equatorial estimam que o serviço seja finalizado nas próximas horas. Já o bloqueio do trecho da via tem prazo mais longo, em função do deslizamento. A expectativa da EPTC é de que a liberação demore cerca de 30 dias, se a situação não piorar devido às chuvas desta noite e madrugada de quinta-feira, pois é preciso tempo seco para garantir a segurança dos profissionais que atuarão no local.

Moradora da avenida Belém Velho, uma das que ficou sem energia elétrica devido à queda de árvore, Cláudia Balestrin Pastro, afirmou que é comum o problema na região, em função da quantidade de vegetação próximo dos fios de energia elétrica. "Quando começa a ventar, não precisa nem chover pra faltar luz", conta ela. 

A expectativa da moradora é de que a CEEE Equatorial troque a fiação no local, pois, segundo ela, foi preciso chamar um eletricista particular após o ciclone de junho, quando ficaram sete dias com a luz "em meia fase". "A gente chamou a Equatorial, eles não vieram arrumar e até hoje a gente está com o protocolo aberto", afirma, relembrando que foram feitas duas visitas, sem resolver o problema. Os profissionais que trabalhavam no local nesta quarta-feira confirmaram que haverá a troca de fiação.

A CEEE Equatorial respondeu em nota que fez o conserto inicial dos problemas, na rede, até o ponto de entrega do cliente e que o trabalho esta quarta, está em andamento. Confira a íntegra da nota:

Em relação à cliente Claudia Balestrin Pastro, moradora da Av. Belém Velho, a CEEE Grupo Equatorial informa que, em 17 de junho, foi registrada falta de energia pela cliente e normalizada por técnicos da companhia no mesmo dia. Já no dia 18 de junho, a consumidora fez nova solicitação à distribuidora, informando fornecimento de energia em apenas uma fase. A cliente foi atendida mais uma vez na mesma data, sendo constatado no local que a rede elétrica da CEEE Grupo Equatorial não apresentava qualquer anormalidade (havia, provavelmente, um defeito interno nas instalações da cliente).

Hoje (12 de julho), há uma ocorrência de interrupção de energia registrada por clientes na região, devido a chegada do novo ciclone. Técnicos já estão no local atendendo à demanda. É importante ressaltar que a retirada de árvores, mesmo em casos de interrupções de energia, deve ser realizada em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente. A CEEE Grupo Equatorial não está autorizada a retirar vegetais de grande porte das vias municipais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895