Regulamentação do Uber chega ao legislativo de Novo Hamburgo

Regulamentação do Uber chega ao legislativo de Novo Hamburgo

Texto deve ser votado em no máximo 30 dias

Correio do Povo

Entre as exigências para a condução de veículos estão a apresentação de credencial e emplacamento da cidade

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O projeto de lei que regulamenta o serviço de transporte privado remunerado de passageiros, através de aplicativos de celular como Uber e Cabify, já tramita na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo . O texto chegou ao legislativo na tarde dessa segunda e deve ser votado em no máximo 30 dias.

Segundo Ruy Noronha, assessor jurídico especial do executivo, o texto estabelece as exigências legais, administrativas, os pré-requisitos dos motoristas e as condições que os veículos precisarão atender, para realizar o serviço. "A lei ainda dispõe as penalidades e sanções administrativas passíveis em caso de descumprimento destas normas”, explica, destacando que, para prestar o serviço, o condutor precisa ter a autorização do município e junto com o pagamento de uma Taxa de Gerenciamento Operacional. A regulamentação exige que os motoristas deverão estar cadastrados e possuírem carteira B ou superior, no mínimo, há 2 anos, e com a observação de que exercem atividade remunerada.

Ainda entre a série de exigências para conduzir os veículos, estão a apresentação de um comprovante de endereço atualizado, na cidade de Novo Hamburgo, a posse do alvará municipal na função de motorista autônomo, e o compromisso de prestação de serviço única e exclusivamente por meio de plataforma tecnológica. "Os veículos que prestarão o serviço serão identificados com uma credencial que deve ser fixada no painel e deverão ter, no máximo, 10 anos", complementa Noronha, salientando que serão exigidos o emplacamento em Novo Hamburgo e veículos quatro portas, ar-condicionado e seguro.

Em relação as corridas, o Projeto de Lei permite que seja feita a divisão entre passageiros e exige a disponibilidade de mapas digitais para o acompanhamento do trajeto e tráfego, a possibilidade de avaliação do serviço, a emissão de recibo eletrônico e a identificação por meio eletrônico pelo usuário do motorista e do veículo. Alvo de diversos debates e audiências públicas, a regulamentação dos aplicativos de caronas pagas tem gerado manifestações por parte dos taxistas, que tem realizado passeatas pela cidade desde o final do ano passado, quando o serviço começou a ser prestado em Novo Hamburgo.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895