RS tem alerta para risco alto de enchentes graves no Vale do Taquari

RS tem alerta para risco alto de enchentes graves no Vale do Taquari

Altos volumes de precipitação nas nascentes causam elevação rápida nas zonas baixas

Correio do Povo

Rio das Antas provocou danos na estrutura de ponte

publicidade

Os altos volumes de chuva nas nascentes de rios no Vale do Taquari geram enchentes de proporções graves. O alerta do agravamento da situação foi feito pela MetSul Meteorologia, na noite desta segunda-feira. Conforme os meteorologistas e a Defesa Civil, o quadro é "extremamente preocupante" e as elevações de rios podem ser muito rápidas nas partes mais baixas.

Os municípios de Muçum e Roca Sales já sofriam graves danos pela subida das águas no fim da noite. Em trechos nas áreas de cheia, a água já se aproximava do segundo piso de residências mais altas e seguia avançando rapidamente às 23h.

A recomendação é de que moradores próximos às margens e zonas de cheias comecem a recolher pertences e buscar terrenos mais altos, para evitar ficarem presos. Há também risco de deslizamentos e desabamento de moradias pelo avançar das águas, em cenário similar a junho de 2020.

A subida rápida do rio das Antas já é exemplo do risco de enchentes de grandes proporções. A força do rio acabou destruindo parte da estrutura da ponte de ferro da RS 448, que liga Farroupilha a Nova Roma do Sul.

Mais de 40 municípios reportaram danos por conta das chuvas desde a noite de domingo. Também há problemas de tráfego ou bloqueios em mais de 20 trechos de rodovias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895