Ruas centrais de Caxias do Sul serão bloqueadas para simulação de assalto

Ruas centrais de Caxias do Sul serão bloqueadas para simulação de assalto

Simulação está marcada para a madrugada desta quarta-feira. Serão bloqueadas as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado

Celso Sgorla

publicidade

Está marcada para a madrugada desta quarta-feira uma simulação de assalto a banco e à sede de uma empresa de transporte de valores em Caxias do Sul. A ação está prevista para iniciar por volta das 2h e deve durar cerca de duas horas. Serão bloqueadas as ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, entre a Treze de Maio e a Dr. Montaury. O treinamento faz parte do plano de defesa do município e vai envolver dezenas de policiais.  

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, informou que será simulada uma ação criminosa conhecida como "tomada de cidade", em uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil e à sede da empresa Prosegur, que faz transporte de valores em carros-fortes. O objetivo é definir as medidas necessárias a serem adotadas em situações de crise, onde quadrilhas fortemente armadas realizam grandes assaltos durante a noite ou madrugada.

O comandante frisou que a simulação é um teste do plano de resposta imediata contra ataques, como os ocorridos em Criciúma (SC) e em Guarapuava (PR). Ele acredita que  pelo tamanho da cidade, Caxias do Sul não estaria ameaçada por esse tipo de delito, porém, destaca que de qualquer maneira é preciso estar preparado. O desenvolvimento de um plano de defesa é uma determinação do comando da Brigada Militar.

A estimativa é que entre 150 e 200 servidores participem do treinamento. Além do 12º BPM, estarão presentes o 4ª Batalhão de Choque, sediado em Caxias do Sul, batalhões de cidades próximas, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comando Rodoviário, Batalhão de Aviação, Polícia Civil, Guarda Municipal, Bombeiros, Fiscalização de Trânsito e Samu. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895