São Lourenço do Sul publica novo decreto com flexibilizações para Ano Novo

São Lourenço do Sul publica novo decreto com flexibilizações para Ano Novo

Na noite da virada, alguns estabelecimentos poderão permanecer abertos até a 1h

Angélica Silveira

publicidade

Visando especialmente o feriadão de Ano Novo, a prefeitura de São Lourenço do Sul publicou, nesta quarta-feira, um novo decreto com medidas que visam combater a disseminação do coronavírus. A cidade faz parte da região de Pelotas que está em bandeira laranja no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. 

Pelo documento, o estacionamento na orla da praia segue proibido entre 23h e 6h, com exceção da noite da virada do ano, quando será permitido até a 1h. Para evitar aglomerações, principalmente de jovens, no trecho da orla entre as ruas Dionísio Aragão e Borges de Medeiros o estacionamento segue não sendo permitido. 

Lojas, supermercados, ferragens, açougues, padarias, peixarias e similares podem permanecer de portas abertas até as 23h, com acesso ao público até as 22h, desde que obedeçam todos os protocolos da bandeira laranja previstos pelo Estado. Após este horário está permitida somente a telentrega. 

Os salões de beleza, barbearias, podologia, clínicas de estética e similares podem funcionar no mesmo horário do comércio observando a ocupação de 30% prevista no PPCI. Restaurantes e pizzarias em ambientes fechados podem funcionar com o público sentado até as 23h, com acesso ao público até as 22h, desde que obedecidos os protocolos estaduais para bandeira laranja. Após o horário, somente telentrega. 

Veja Também

Os mesmos horários devem ser cumpridos por bares, lanchonetes e similares em ambiente fechado ou aberto, que devem obedecer o teto de ocupação máxima de 30% de acordo com o PPCI, ter acesso controlado, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, higienização a cada uma hora de banheiros e áreas comuns, reforço nos equipamentos de proteção individual (EPI’s) de colaboradores, uso de máscara obrigatório por todos exceto no momento do consumo. Segue proibida a música ao vivo nestes locais. Após às 23h, o atendimento deve ser por telentrega. 

Na noite da virada, de 31 de dezembro para 1º de janeiro, as atividades serão permitidas até a 1h. Após este horário somente é permitida a telentrega. 

Espaços públicos 

Está liberado o acesso a locais públicos desde que não sejam promovidas aglomerações de pessoas fora do núcleo familiar (máximo 8), com distanciamento mínimo de dois metros entre os grupos, com uso obrigatório de máscaras. 

Segue vedado o ingresso de ônibus, vans ou qualquer outro veículo de excursão em São Lourenço do Sul, exceto os que forem diretamente direcionados ao parque aquático, que está autorizado o funcionamento com ocupação de 25%, utilização de máscara e monitoramento de temperatura na entrada. As mesmas regras valem para os passeios em barco de turismo que podem ocorrer com 50% da sua ocupação. 

Barreiras sanitárias 

A prefeitura segue realizando barreiras sanitárias na entrada da cidade aos sábados e domingos das 7h às 15h, nesta quinta-feira, das 14h às 19h e no dia 1º de janeiro das 7h às 15h. Caso uma das pessoas vistoriadas apresente sintomas de Covid-19, o fiscal deverá identificá-la, com nome, idade, telefone e endereço. Ela será imediatamente acompanhada para atendimento médico. 

Conforme avaliação, caso seja necessário será realizado o teste para Covid-19 e demais procedimentos necessários, passando a pessoa a ser acompanhada pela Vigilância Epidemiológica da cidade.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895