Saiba o que fazer se você foi vítima do golpe do site falso da CEEE

Saiba o que fazer se você foi vítima do golpe do site falso da CEEE

Quem acabou pagando o boleto falso deve registrar boletim de ocorrência

Giullia Piaia

publicidade

Mais de 50 pessoas se apresentaram, até agora, como vítimas do golpe que clonou o site da CEEE Equatorial, segundo lista recebida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID).

Se você também foi vítima e quer prestar queixa, deve registrar boletim de ocorrência (B.O.) em qualquer delegacia ou online. O B.O. será encaminhado à investigação da DRCID. O crime investigado é de estelionato, que exige representação, portanto, a queixa das vítimas se faz necessária. Os clientes lesados estão sendo chamados para depor.

O golpe

Ao procurar os termos “2ª via CEEE” no buscador Google, o primeiro link da lista era um site falso, idêntico ao da CEEE, que havia sido clonado por estelionatários. Informando login e senha, a vítima era redirecionada para uma página com todos os dados de consumo, exatamente como seria no site oficial. Ao pagar uma segunda via de conta gerada pelo site falso, a pessoa estava, na realidade, mandando dinheiro, por meio de um pix, para os criminosos. O google já indica o site como perigoso e o retirou das buscas.

Como se proteger

Para não cair em golpes online é importante sempre buscar o site oficial das empresas desejadas, seja a companhia de luz ou o banco. Fique atento ao endereço das páginas web. No caso do golpe com o site falso da CEEE, a URL era “www.ceeeportal-v2.pagedemo.co”, bem diferente do endereço verdadeiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895