Serviço de Santa Maria disponibiliza atendimento psicossocial

Serviço de Santa Maria disponibiliza atendimento psicossocial

Programa surgiu para atender vítimas da Kiss e agora atua na prevenção do suicídio

Renato Oliveira

O programa surgiu para atender as vítimas da Boate Kiss

publicidade

Criado em 2013 para atender às vítimas diretas e indiretas da tragédia na boate Kiss, o serviço Acolhe Saúde foi ampliado e agora recebe os pacientes na Casa Treze de Maio, no centro da cidade. Segundo a coordenadora do Programa de Política de Atenção Psicossocial de Santa Maria, a terapeuta ocupacional Claudia Melo, das mais de 600 vítimas do incêndio que eram atendidas, atualmente 82 continuam recebendo assistência da equipe, composta por um médico, um psicólogo e uma assistente social. “A maioria teve seus problemas de saúde recuperados ou estabilizados.”

No novo formato, agora chamado Acolhe Santa Maria, o serviço tem como objetivo a promoção e a prevenção em saúde mental relacionada ao suicídio. Os pacientes, a partir de 12 anos de idade, são atendidos no novo local depois de passarem pelas Unidades de Saúde, UPA e pelos dois locais de Pronto Atendimento. 

Após o acolhimento, o usuário é encaminhado, se necessário, para tratamento especializado. Mesmo com o diferencial no atendimento, o projeto permanece oferecendo o acompanhamento psicossocial aos casos relacionados à tragédia da boate Kiss. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Porém, as manhãs de quarta são destinadas à reunião de equipe. O endereço é rua Treze de Maio, 35, com contato pelo (55) 3219-2333. 





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895