Serviços públicos em Porto Alegre são prejudicados após temporal

Serviços públicos em Porto Alegre são prejudicados após temporal

Ao menos 60 unidades de saúde e 44 instituições de ensino sofreram algum tipo de prejuízo

Correio do Povo

Instituições de ensino e saúde foram afetadas pelo temporal na Capital

publicidade

Após o temporal que atingiu Porto Alegre na noite da última terça-feira, diversos serviços públicos suspenderam ou restringiram o atendimento, em razão da falta de energia elétrica ou de outros estragos causados.

A gestão municipal pede para que, em caso de ocorrências emergenciais nas residências, como destelhamentos e queda de árvores ou acolhimento provisório, as demandas sejam informadas pelo aplicativo de celular 156+POA, WhatsApp156 (51 3433-0156), 156web ou telefone 156.

Veja Também

Confira a lista de serviços e atendimentos interrompidos ou com restrições:

Secretaria Municipal de Saúde (SMS): ao menos 60 unidades de saúde estão com algum tipo de restrição de atendimento (sem energia, telefone ou internet, por exemplo).
Unidades de saúde fechadas: Domênico Feoli; Mário Quintana; Floresta; Jardim das Palmeiras; Santo Alfredo; Sarandi; Barão de Bagé; Clínica da Família Diretor Pestana; Farmácia Distrital Navegantes (é possível buscar atendimento nas Farmácias Distritais Restinga, Vila dos Comerciários ou Santa Marta. A Farmácia de Medicamentos Especiais - Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) está funcionando normalmente.
Atendimentos com restrições: Hospital São Lucas da PUC (destelhamento no setor de emergência) e Santa Casa de Misericórdia (destelhamento no setor de emergência).
Atendimento com restrições em razão de falta de energia elétrica: Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul, Hospital Vila Nova, Instituto de Cardiologia, Hospital de Pronto-Socorro, Hospital Santa Ana, Hospital Fêmina, Centro de Referência do Transtorno Autista e Hospital Moinhos de Vento.
Os atendimentos presenciais na Vigilância em Saúde estão mantidos para entrega de receituários e liberação de declarações de óbito e nascidos vivos, mas telefones do órgão estão inoperantes, sem previsão de retorno.

Secretaria Municipal de Educação (Smed): pelo menos 44 instituições da rede municipal tiveram prejuízos decorrentes do temporal, mas está funcionando normalmente o atendimento presencial na Central de Vagas, na rua João Manoel, nº 90 - Centro. Quem tiver agendamento para esta quarta-feira, pode reagendar um horário pelo telefone 3289-1988.

Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - Centros de Referência de Assistência Social (Cras) fechados: Centro Sul, Cristal, Eixo Baltazar, Farrapos, Glória, Ilhas, Leste I, Leste II, Norte, Partenon, Santa Rosa e Timbaúva.
Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fechados: Leste, Eixo Baltazar, Norte e Centro Sul.
Outras unidades da Fasc fechadas: Centros POP (Santana, Floresta e Navegantes) e Centro Dia Idoso Zona Sul.
Postos de Atendimento Cadastro Único fechados: Centro Vida e subprefeituras Cristal e Belém Novo.

Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus): os atendimentos presenciais na Smamus seguem normalmente, mas há falta de comunicação por telefone. Para licenciamento urbanístico ou ambiental, o cidadão pode entrar em contato via e-mail: escritoriolicenciamento@portoalegre.rs.gov.br ou dlma.smamus@portoalegre.rs.gov.br.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb): a central de atendimento da pasta, que funciona na rua Lima e Silva, 972, na Cidade Baixa, está fechada nesta quarta-feira em razão da falta de energia e também está sem telefone.

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa: o Museu Joaquim Felizardo está fechado à visitação. O Centro Municipal de Cultura - onde funcionam a Sala Álvaro Moreyra, Teatro Renascença, Atelier Livre e a Biblioteca Pública Municipal - também não irá abrir por causa de alagamentos. O Museu de Artes de Porto Alegre, no prédio histórico do Paço Municipal, está fechado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895