UFSM entra com pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria

UFSM entra com pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria

Estudantes protestam contra ataques racistas registrados na semana passada no campus

Correio do Povo

UFSM entra com pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria

publicidade

A Universidade Federal de Santa Maria (USFM) entrou com pedido de reintegração de posse, por meio da Procuradoria Geral Federal, do prédio da reitoria onde estudantes ocupam o espaço. Eles protestam contra os atos de racismo que ocorreram na semana passada quando uma professora encontrou mensagens preconceituosas escritas dentro de um banheiro. A ação foi protocolada e distribuída à 2ª Vara Federal, e contempla também os demais prédios da instituição. O processo ainda acumula indenização por perdas e danos a serem apuradas.

Segundo a UFSM, as reivindicações relacionadas aos atos de racismo são legitimas e promove todos os esforços institucionais para o enfrentamento destas questões. "No entanto, a paralisação dos serviços administrativos, concentrados no prédio da reitoria, já ameaça a execução do pagamento de bolsas estudantis, da folha de pagamento dos servidores e de fornecedores – demandas essenciais para a manutenção das demais atividades em andamento na Universidade", diz a nota divulgada nesta terça-feira.

De acordo com a instituição, a reitoria está aberta ao diálogo e se compromete com as pautas apresentadas pelos estudantes, principalmente ao que se refere o combate ao racismo. A UFSM também reafirma a apuração e punição aos responsáveis pelos ataques registrados a estudantes negros juntos aos Diretórios Acadêmicos dos cursos de Direito e Ciências Sociais.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895